26/03/2024
Páscoa chegando e não poderíamos deixar de colocar esse conteúdo para vocês (sim, infelizmente ainda tem pessoas que não sabem os riscos que o chocolate pode causar no pet)
Apesar de parecer inofensivo, o chocolate é muito perigoso para cães e gatos e não deve ser oferecido aos pets, mesmo que “só um pedacinho”. A responsável por tornar esse alimento um verdadeiro vilão é a teobromina, substância tóxica presente no chocolate que é facilmente metabolizada pelo organismo humano, não oferecendo riscos à nossa saúde. No entanto, o organismo dos cachorros e gatos não consegue eliminar esse componente de forma rápida e, por isso, os pets podem acabar intoxicados. A teobromina é tóxica para os cães por ser estimulante cardíaca, vasoconstritora e por apresentar ação diurética. Provoca grande estímulo cerebral e aumento do trabalho muscular cardíaco, podendo resultar em arritmias significativas.
É importante destacar que o grau de intoxicação depende da quantidade ingerida, do tamanho do animal, e da quantidade de metilxantinas presente naquele chocolate. Dependendo da quantidade ingerida pode provocar ainda crises alérgicas, aumento da pressão arterial, taquicardia, arritmia, tremores e convulsões. Em alguns casos pode causar a morte do seu amigo
VET SEMPRE
Av. Rômulo Castelo, 464 Castelândia, Jacaraípe, Serra- ES
Whats: (27) 9 9582-8563
Assessoria: