Escola para Gatos

  • Home
  • Escola para Gatos

Escola para Gatos Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from Escola para Gatos, Pet Supplies, .

O adestramento sempre fez parte do pacote no caso dos cães, embora os métodos tenham mudado muito ao longo das gerações....
30/11/2022

O adestramento sempre fez parte do pacote no caso dos cães, embora os métodos tenham mudado muito ao longo das gerações. Com os gatos, a história é outra — mas não deveria ser.

“As pessoas não têm o costume de adestrar gatos porque acreditam que os felinos sejam... independentes e cheios de vontade própria”, diz Sarah Ellis, coautora do livro The Trainable Cat (“Treine o Seu Gato”, em tradução livre). (Saiba por que tudo que você pensa sobre os gatos pode estar errado.)

“Porém, as pessoas não percebem que inconscientemente treinam seus gatos todos os dias.”

Gatos aos seus pés
A má notícia é que você normalmente treina o seu felino para fazer o oposto do que você deseja. Quantas vezes você gritou "Não!" e correu para tirá-lo de cima da pia da cozinha? E, ainda assim, ele parece não aprender. Há uma razão para isso.

Você acredita estar repreendendo, mas está, “sem querer, dando atenção ao gato, o que, na cabeça dele, é melhor do que nada e, portanto, gratif**ante”, diz Mikel Delgado, estudante de pós-doutorado da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia, em Davis.

É um princípio básico de adestramento: se um comportamento resulta em algo que o animal gosta, ele fará de novo. (Surpreenda-se com o que gatos pensam sobre nós.)

Portanto, evite que esse princípio tenha o efeito contrário e faça com que ele funcione a seu favor. “Recompense o animal pelo que você gosta que ele faça e ignore o que não gosta”, explica Delgado.

O poder da positividade
O adestramento representa uma forma mais efetiva de se comunicar com animal — e pode até parecer que o seu gato está correspondendo aos seus sinais.

Os gatos (na foto, um felino sobre um carro em Lincoln, Nebraska) nem sempre são independentes ...
Os gatos (na foto, um felino sobre um carro em Lincoln, Nebraska) nem sempre são independentes e distantes, dizem os especialistas.
FOTO DE JOËL SARTORE, NAT GEO IMAGE COLLECTION
Delgado percebeu isso quando ensinou sua gata a usar o arranhador, em vez de tentar ensiná-la a não arranhar o sofá. “Quando a minha gata queria um petisco, ela ia até o arranhador, colocava uma pata nele e olhava para mim como quem diz: 'Olha só, você vai me dar um petisco por isso?'"

Quando você começa a ignorar comportamentos indesejáveis, precisa aguentar o que os adestradores chamam de “explosão devido à extinção do reforço”.

“No começo, o animal duplica os esforços. Portanto, se você parar de se levantar no meio da noite para dar comida ao seu gato, provavelmente ele miará mais alto e andará sobre o seu rosto”, comenta Delgado. “Você precisa ser consistente na ausência de resposta.”

Um chinchila persa campeão descansa próximo a alguns livros “como um nobre leãozinho”, em Bloomsberg, Pensilvânia.
VER GALERIA
Para começar a ensinar o seu gato a fazer as coisas que você deseja, Ellis sugere treiná-lo para vir quando for chamado. Posicione-se a quase um metro de distância, pronuncie o nome do seu amigo felino para chamar sua atenção, diga “venha” e ofereça um petisco.

Se necessário, estenda o petisco na mão e então aproxime-a do corpo para que o gato siga o movimento. Repita o processo até que o gato comece a responder de forma consistente e, em seguida, chame-o de uma distância cada vez maior.

Boas recompensas
Sempre divida o processo em pequenas etapas. Para aparar as unhas, comece a recompensar o seu gato repetidamente por permitir o simples toque em uma de suas patas.

Quando ele estiver confortável com o toque, ofereça um petisco ao pressionar sua pata suavemente para fazer as garras aparecerem. Aos poucos, siga até conseguir aparar uma unha e depois mais de uma por vez. O processo pode parecer cansativo, mas vale a pena, pois evita batalhas nos cuidados básicos de rotina pelo resto da vida.

Certifique-se de usar petiscos dos quais o seu gato realmente goste: se os petiscos mais duros não parecerem interessar, tente os macios ou um pouco de comida enlatada. Essas recompensas devem ser bem pequenas e é necessário reduzir um pouco a quantidade de alimento oferecida nas refeições, para evitar o ganho de peso. Faça sessões de adestramento de curta duração e não tente progredir muito rapidamente.

CIENTISTAS TENTAM DESCOBRIR O SIGNIFICADO DOS MIADOS DE GATOS
Gatos adultos miam apenas para se comunicar com humanos. Pesquisadores tentam decodif**ar cada um destes sons.
“O erro mais comum que as pessoas cometem ao treinarem seus gatos é pedir muito em muito pouco tempo”, diz Ellis.

O treinamento vale o esforço: f**a mais fácil cuidar do seu gato, bem como construir um relacionamento.

As pessoas que adestram seus felinos “percebem que seus gatos não são assim tão teimosos e voluntariosos, que fazem coisas para irritá-las”, diz Delgado. “A relação homem-animal ganha um benefício real, e não é tão difícil quanto você pensa.”

Os felinos são independentes e voluntariosos, mas podem aprender certos comportamentos – e isso é bom tanto para o gato quanto para seu proprietário

Os gatos são criaturas inteligentes e de personalidade forte. Para treiná-los, basta seguir, prioritariamente, a regra d...
29/11/2022

Os gatos são criaturas inteligentes e de personalidade forte. Para treiná-los, basta seguir, prioritariamente, a regra do condicionamento positivo, que é dar uma recompensa quando o bichinho apresenta comportamentos ideais, segundo a médica-veterinária Juliana Damasceno, especialista em comportamento e bem-estar felino.

“Para gatos dificilmente ensinamos comandos. O ajuste ambiental e a modif**ação comportamental ocorrem de maneira mais sútil em relação ao que observamos nos adestramentos de cães”, explica.

Muitas pessoas, quando vão pegar um gato para criar, têm dúvidas se ele vai fazer as necessidades no lugar certo, e a resposta é: sim! Como o instinto deles é muito forte, esse não será um problema. Mas existem formas de facilitar esse processo, principalmente, no caso dos filhotes.

De acordo com Luana Carla dos Santos, mestre em comportamento animal e adestradora, para ensinar um gato a usar a caixa de areia, coloque-o dentro e faça movimentos na areia, simulando o comportamento de cavar. “Você deve fazer isso pois os gatos costumam enterrar suas necessidades. Sempre que ele fizer as fezes e o xixi no local, o recompense com carinho ou petiscos, para que ele associe com algo bom”, afirma.

Além disso, é interessante levá-lo até a caixa após as refeições, porque, assim, você conseguirá ver o momento exato que ele fez as necessidades e logo em seguida poderá premiá-lo com um petisco e carinho.

Outra situação em que é possível treinar os gatos, é quando eles começam a subir muito nas mesas da casa. “Para treiná-lo a não subir em locais inadequados, primeiro precisamos entender o que está fazendo com que ele suba. Gatos precisam ocupar locais elevados, eles são semi-arborícolas na natureza, portanto se não houver locais verticais para ocuparem, eles subirão em nossos móveis.”, diz Juliana.

A especialista recomenda a introdução de gatif**ações (móveis para gatos) nos ambientes que eles costumam subir. Depois de inseridos, quando o bicho subir nos móveis, coloque-o (sem repreender) na localização ideal e quando ele f**ar, recompense com um agrado ou alimento favorito.

Por fim, Luana alerta para o que não deve-se fazer, de jeito nenhum, em um processo de adestramento: nunca punir os gatos, não borrifar água no rosto dele, não fazer barulhos altos ou usar objetos para espantá-los e não bater, pois isso só vai gerar traumas e diminuir a conexão que você tem com seu gatinho. “Se ele apresenta problemas de comportamento, procure um profissional especializado para te ajudar”, finaliza.

Descubra como ensinar o seu gato a fazer as necessidades na caixa de areia e como evitar que ele suba nas mesas da casa

Quando pensamos em adestramento de animais de estimação, logo associamos o tema a cachorros, por serem os pets que costu...
28/11/2022

Quando pensamos em adestramento de animais de estimação, logo associamos o tema a cachorros, por serem os pets que costumam passar com mais frequência por essa técnica disciplinar. Por outro lado, como adestrar e manter a saúde dos gatos? Essa prática é comum?

Apesar de não ter o mesmo reconhecimento que o dos cães, além de o comportamento dos bichanos ser bem diferente, o adestramento felino possui tanta eficácia quanto o canino e pode proporcionar diversos benefícios, inclusive aproximar o gatinho ainda mais da família.

Interessou-se pelo assunto? Então, continue com a gente e veja 5 dicas de como adestrar gatos que valem a pena conhecer.

1. Recompense seu amigo
Uma das partes mais importantes de como adestrar gatos é a recompensa que ele ganha após realizar bem uma tarefa. Quando o pet fizer uma atividade, recompense-o com algum petisco, carinho ou atenção. Com o tempo, associará a situação com a recompensa e a repetirá com naturalmente.

2. Observe o que mais motiva seu animal
Além de paciência para fazer o adestramento do seu gato, você também precisará ter atenção aos seus comportamentos. O tutor deve observar a reação do bichano em relação a ganhar uma recompensa depois de feita alguma atividade. Isso ajudará a descobrir qual recompensa ele mais gosta e que o motiva a continuar aprendendo.

3. Aposte em repetições
Gato deitado na cama com suas patinhas em cima da mão de tutora.
Existem várias maneiras de adestrar um gato para os mais diversos fins, desde ensiná-lo a usar um arranhador para parar de arranhar móveis até fazê-lo dar a patinha. Independentemente do propósito, repetir todo o processo do ensinamento é uma forma ef**az, pois com as repetições uma hora o gato acaba fazendo as atividades naturalmente.

4. Utilize acessórios
Além das recompensas dadas ao seu gatinho pela tarefa feita, existem também outras formas de influenciá-lo no treinamento. Você pode encontrar nos mercados para pet acessórios que ajudarão no adestramento, como kits higiênicos, brinquedos para recompensá-lo, sprays de odor, entre outros.

5. Ensine pouco a pouco
Inicie o adestramento aos poucos, sempre com paciência e oferecendo sessões intercaladas durante o dia, de no máximo 5 minutos cada, escolhendo sempre um lugar sossegado para mantê-lo focado em seu treinamento.

Quais os benefícios de adestrar gatos?
O adestramento não é só ensinar alguns truques ao seu gato, mas, sim, gerar benefícios para a convivência com esses animaizinhos tão independentes. O adestramento do pet permite criar ou melhorar um vínculo com o tutor e a família, ajudando bastante nos casos de gatos mais agressivos ou sedentários, além de estabelecer uma forma de comunicação.

Essa tarefa de como adestrar gatos pode parecer quase impossível, mas não é. Claramente, é um caminho demorado e bastante difícil de lidar, mas quando finalizado as recompensas são enormes. Você verá que seu bichano f**ará muito mais adaptável ao tutor e ambiente ao seu redor, bem como poderá obter mudanças de comportamento e adquirir grandes traços de obediência. Isso tudo, claro, sem perder sua essência e personalidade, apenas somando certo nível de controle.

Embora apresentem um reconhecimento diferente dos cães, é possível entender de forma fácil como adestrar gatos. Conheça os benefícios desta prática.

Por serem considerados independentes e desconfiados, os gatos acabam levando a fama de insubordinados. Mas não é nada di...
27/11/2022

Por serem considerados independentes e desconfiados, os gatos acabam levando a fama de insubordinados. Mas não é nada disso! Os felinos domésticos adoram a interação com seus tutores e é possível até praticar o adestramento de gatos.

Então, é possível adestrar gatos? Para responder essas e outras perguntas, convidamos a médica-veterinária Carolina Rocha, especialista em comportamento animal, para explicar tudo sobre essa técnica e como ela pode ajudar na interação com o seu animal de estimação. Não perca tempo, continue a leitura e saiba mais

Gatos podem ser adestrados?
De forma geral, sim! Adestramento de gato em essência, é uma técnica contínua, organizada e sistemática para ensinar e disciplinar animais. Dentro dessa interação é aplicada uma rotina de treinos que resultem em obediência básica do animal.

É claro, não existem técnicas infalíveis, mas algumas ações são excelentes, e que se bem utilizadas conseguem auxiliar no comportamento do felino.

“Dizer que adestrar gato é um desafio dos grandes é um dos muitos mitos acerca dos bichanos. Eles podem ser educados e até aprender truques desde que o tutor utilize a técnica certa. “Para os cães, um olhar ou o carinho do dono bastam para que eles obedeçam, mas o felino não vai fazer um truque só para satisfazer o humano”, explica a veterinária Carolina Rocha.

Adestramento de gatos: 5 dicas de especialistas para melhorar a comunicação entre felino e tutor. Conheça essa técnica comportamental.

E quais os benefícios do adestramento em gatos?Podemos dizer então que o treino tem diversos benefícios, dentre eles:Aum...
26/11/2022

E quais os benefícios do adestramento em gatos?
Podemos dizer então que o treino tem diversos benefícios, dentre eles:

Aumenta o vínculo entre você e o seu gato
Diminui a probabilidade de comportamentos indesejáveis como xixi fora caixa, arranhaduras e agressividade
Melhora a saúde mental e emocional
Melhora a comunicação
Propicia gasto de energia
Torna o animal mais seguro e confiante (se esse adestramento for feito da maneira adequada)
Ensina comportamentos bons
Melhora a memória
Auxilia no tratamento de doenças comportamentais
Diminui o estresse, medo e ansiedade nos atendimentos veterinários
Diminui o estresse, medo e ansiedade em procedimentos como corte de unha, uso de medicamentos e caixa de transporte
Você já ouviu falar de reforço positivo?
O reforço positivo consiste em você reforçar o comportamento com o intuito de fazer com que aquele comportamento aumente. E para que seu gato não tenha problemas emocionais, apenas bons comportamentos devem ser reforçados (recompensados).

E o que é reforçador/ recompensador?
Existem três principais formas de recompensar seu gato. O importante é achar a motivação certa, ou seja, qual deles o seu gato gosta mais.

1- Alimento: O alimento é a recompensa que a maioria dos gatos prefere. Busque qual alimento realmente motiva seu gato. Ofereça petiscos, mas lembre-se de não ultrapassar 10% de calorias diárias dele! O petisco não pode substituir o alimento completo, tá? Você pode usar inclusive a própria ração para recompensá-lo.

2- Carinho: Existem animais que gostam de ter como recompensa a atenção do seu tutor com uma palavra motivacional (algo do tipo “isso mesmo!”, “muito bem!” e por aí vai), um toque de carinho ou até mesmo um chamego.

3- Brincadeira: Jogar a bolinha para ele correr atrás por exemplo pode ser uma recompensa se ele gostar.

Você sabe o que é um clicker ?
O clicker é uma ferramenta (parece um controle de portão eletrônico) que emite um som assim que acionado e é usado para marcar o comportamento. Logo após o acionamento do clicker vem a recompensa. Por se tratar de um som único e pontual, o clicker acaba facilitando a sua comunicação com o seu felino.

Nossa, eu não entendi nada! Calma, eu vou dar um exemplo: eu preciso que o meu gato aprenda a f**ar sentado e tranquilo na mesa de um consultório. Umas das técnicas que eu posso utilizar é, assim que o gatinho sentar voluntariamente, fazer o som com o clicker (para marcar esse comportamento), e logo depois premiar ele com o reforço positivo – e falar um “muito bem!”.

Pronto, você acabou de adestrar seu gato!! Foi fácil?

É possível adestrar um gato?
Gatos de todas as idades aprendem e podem ser adestrados. Não existe idade limite para o aprendizado. É claro que os filhotes aprendem muito mais rápido e não podemos esquecer que os idosos podem ter dor e problemas relacionados à idade, como a disfunção cognitiva.

É possível adestrar um gato, mas para que o adestramento funcione…
Procure um local tranquilo e sem distrações para começar
Descubra o que mais motiva o seu gato
Se possível, treine no horário da alimentação (se ele tiver a comida como reforço)
Comece com treinos bem curtos de até cinco minutos
Lembrete: Não exija muito do gatinho! Tenha metas simples e claras, lembrando que cada gato é um ser único, sempre!

Ao contrário do que muitos tutores pensam, é possível adestrar um gato. O treino é uma importante ferramenta de bem-estar e longevidade felina.

Benefícios de adestrar um gatoAntes de tudo, o adestramento tem que ser positivo. Ou seja, nada de violência e coerção -...
26/11/2022

Benefícios de adestrar um gato
Antes de tudo, o adestramento tem que ser positivo. Ou seja, nada de violência e coerção - o pet pode f**ar com medo, sofrer e não será benéfico para a relação de vocês. Adestrar gato deve ser um ato de amor, carinho e respeito pelo animal. É a melhor maneira de você fortalecer o vínculo com seu bichano. Veja alguns benefícios de treinar o seu gato:



Estimula a inteligência do gato
Incentiva o gato a se exercitar
É um entretenimento para o bichano
Contribui para melhorar o comportamento do felino
Melhora o convívio do gato com as pessoas
Fortalece a relação tutor e gato
Melhora a comunicação entre tutor e gato
Experiência enriquecedora para você e seu pet
Princípios básicos de como educar um gato
O seu gato é arteiro? Se for filhote então, é bem capaz que seja um pestinha. Mas tudo bem, é uma questão de ensinar e ter paciência. Os felinos são espertos, uma hora aprendem. Para educar um gato é preciso ter em mente alguns princípios básicos:

Usar palavras curtas: é mais fácil para o gato memorizar e reconhecer o som
Repreender no momento da “infração”: o seu bichano cometeu “infração”, não deixe para dar a bronquinha depois; ele não vai entender
Ignorar depois da “infração”: depois que você dá aquela bronquinha, pode ser que o seu gato tente interagir com você; resista e ignore, vá para outro cômodo; o seu bicanho vai passar a entender que você não gostou do comportamento dele.
Recompensa com petisco: estabelecer uma relação de troca é muito positivo, a melhor tática é oferecer petiscos ao seu mascote logo em seguida que ele tiver um bom comportamento.
*Dica: os petiscos têm que ser bem gostosos, aquela guloseima irresistível que o seu amigo felino não mede esforços para conseguir. Vale super a pena conferir os deliciosos petiscos para gatos da Friskies.

Uma informação valiosa de como educar um gato é implementar enriquecimento ambiental (gatif**ação) na sua casa: consiste em tornar o ambiente favorável e acolhedor para o seu bichano.

Por exemplo, ter arranhador; caminha confortável em lugar tranquilo; brinquedos funcionais; prateleiras para fazer caminhos no alto; redes; caixinha de areia num lugar diferente de onde f**a o pote de ração e de água; entre outros.

Isso tudo contribui para o gato expressar seu comportamento natural, estimula a se exercitar, e melhora o bem-estar e a qualidade de vida. Consequentemente, o seu mascote f**a menos estressado e também diminui a sua ansiedade - o que facilita muito o processo de adestrar e educar o gato no dia a dia.

Descubra como treinar o seu gato: 9 dicas
Os bichanos não se importam tanto em agradar os “seus humanos” - digamos que sejam mais independentes. Por isso, é importante que você saiba um pouco sobre o instinto dos felinos e também o hábito do seu pet. Assim, facilita uma abordagem adequada para adestrar gato - importante para tornar a experiência positiva para você e seu mascote. Confira a seguir dicas fundamentais de como treinar o seu gato:

Petiscos altamente deliciosos: sempre que você induzir o seu gato a fazer algo, é preciso recompensar para associar a algo bom.
Conhecer a personalidade do seu gato: saber o temperamento do seu bichano ajuda na abordagem; por exemplo, se o gato é mais introspectivo e não gosta muito de ser tocado, ele vai f**ar incomodado se você f**ar pegando a patinha dele.
Saber o hábito do seu gato: procure conhecer a rotina do seu gato, quais horários ou momentos em que ele está mais propício a interagir.
Confirmar se o seu gato está atento: observe o seu felino, chame-o, mostre um petisco; se ele não demonstrar interesse, não insista e tente adestrar depois.
Treinar o seu gato num ambiente apropriado: os bichanos se distraem fácil; procure treinar o seu gato num ambiente que ele conhece, que seja tranquilo e calmo; desligue TV, rádio e aparelhos que possam distrair.
Sessões curtas de adestramento: o ideal é treinar o seu gato em sessões de 10 a 15 minutos para não cansá-lo; se possível todos os dias ou alternando até conseguir ensinar o seu bichano.
Respeitar o limite do seu gato: cada gato tem o seu tempo para aprender, é preciso ter paciência e respeitar; se o bichano for filhote, ele pode se dispersar mais fácil; se for mais velho, pode cansar mais rápido; se tiver alguma limitação física, pode ter dificuldade para executar alguns comandos.
Comandos fáceis para começar: se você nunca adestrou o seu gato, comece ensinando truques fáceis; é importante para você e seu bichando irem se acostumando.
Usar as mesmas ordens: é importante você usar as mesmas palavras curtas, sinais e gestos repetitivamente para facilitar a memorização do seu felino; por exemplo, adestrar o seu gato para sentar, use sempre o comando “senta”.
Como treinar o seu gato: pratique com um truque fácil!
Antes de ensinar alguns truques ao seu amável bichano, vale ressaltar a dica número 1: dê petiscos saborosos! Isso mesmo, a recompensa é fundamental para o sucesso da sua digníssima missão de como treinar o seu gato. As guloseimas são um reforço positivo para o seu felino se concentrar e se dedicar ao objetivo do adestramento.

E, cá entre nós, o petisco tem que ser uma recompensa deliciosa! Aproveite para explorar a variedade de sabores dos petiscos para gatos da Friskies, o melhor alimento para o seu gato se divertir. E mais, os sachês e rações úmidas também são uma boa opção. Descubra os benefícios dos produtos de alta qualidade da Friskies.

Bora treinar o seu gato!? O comando de sentar é bem legal para começar.

Como ensinar o seu gato a sentar!
Separar alguns petiscos
Chame o seu bichano
Mostre o petisco no alto
Abaixe aos poucos e vai observando
Espere o seu gato sentar naturalmente
Fale “senta!” e dê o petisco logo em seguida
Parabenize com carinho
Repita o processo, sempre enfatizando o comando “senta!”
Com o tempo o seu gato vai acostumar com o comando e a palavra
E ele vai começar a sentar só com o comando
Mas é bom continuar mimando com petiscos - reduzindo a frequência
E lembre-se de que adestrar gato tem que ser divertido! Uma experiência positiva para você e seu mascote felino. E não se frustre caso o seu gato demore para aprender ou não esteja muito a fim de treinar. Os gatos gostam de fazer o que eles querem, é preciso compreender. O mais gratif**ante de tudo isso é poder estreitar ainda mais a relação entre vocês.

Outros truques legais para você treinar o seu gatinho
É sempre bom ter uns truques a mais para você treinar o seu gatinho. Afinal, a prática leva à perfeição! Mas sem exigir muito do bichano, hein? Procure fazer sessões curtas de 10 a 15 minutos por dia. Confira mais 3 truques simples e divertidos para você ensinar ao seu gato!

Pegar e trazer brinquedos

Utilize o brinquedo preferido do seu gato
Deixe um petisco escondido com você
Segure o brinquedo e chame a atenção do seu bichano
Faça alguns movimentos devagar com o brinquedo
Espere o seu gatinho demonstrar interesse
Jogue o brinquedo e diga o comando: “pega!”
Assim que o seu bichano pegar o brinquedo, chame-o de volta
Se for preciso, use o petisco para chamar ainda mais a atenção do seu gato
Assim que ele voltar com o brinquedo, dê o petisco e parabenize-o


Dar a pata

Pegue um petisco
Chame o seu bichano
Mostre o petisco no alto
Abaixe o petisco aos poucos até f**ar próximo a cabeça do seu gato
Deixe o seu bichano cheirar o petisco
Estimule oferecendo e retirando
Fique atento quando o seu gato começar a usar a pata para tentar pegar
Assim que o seu bichano esticar a pata, encoste a sua mão na pata
Diga o comando “dê a pata!” ou “patinha!”
Dê o petisco e parabenize com carinho


Girar em torno de si mesmo

Pegue um petisco
Chame o seu bichano
Mostre o petisco no alto
Ganhe a atenção do seu gato, fazendo leves movimentos circulares com a mão
Sempre mostrando o petisco
Aos poucos, faça os movimentos circulares bem próximo do seu gato
De forma com que estimule-o a andar em círculo, para tentar pegar o petisco
Assim que o seu bichano fizer um giro completo, fale o comando “gira!”
Dê o petisco em seguida e parabenize o seu amigo

Confira algumas dicas de como treinar o seu gato e aumentar a saúde, o bem-estar e seu vínculo com o pet.

Gatos são conhecidos pela independência, sagacidade e comportamentos muito curiosos. Apesar de muito inteligentes, é com...
26/11/2022

Gatos são conhecidos pela independência, sagacidade e comportamentos muito curiosos. Apesar de muito inteligentes, é comum não associarmos o adestramento aos felinos - é muito mais normal quando falamos de cachorros, não é?! Entender a forma correta de como adestrar um gato é o primeiro passo. Mesmo com a fama de serem animais livres e que não gostam de regras, os felinos podem facilmente aperfeiçoar a forma como comunicam com seus humanos. Para saber mais sobre o assunto, o Patas da Casa conversou com o adestrador Anderson Gonsales, que nos explicou que adestrar gatos não é tão difícil quanto parece. Confira a entrevista!

Adestramento de gatos é possível?
Sim, os gatos podem ser adestrados. Não só eles, como qualquer outro animal. “Os gatos são super inteligentes, e podem aprender qualquer coisa. De truques bem simples aos mais complexos, desde que não sejam fisicamente incompatíveis”, explica Anderson.

Não é tão difícil aprender como educar gatos. Eles podem fazer comandos básicos como sentar, deitar, f**ar, vir quando são chamados e até passear na coleira. Segundo o adestrador, esses comandos podem ser muito importantes para o dia a dia do animal. Ele garante: você vai se surpreender com o resultado!

Como educar um gato: benefícios para o gatinho e o dono
Adestrar gatos melhora a comunicação entre o tutor e o animal. Além disso, segundo o adestrador, serve para modelar alguns comportamentos indesejáveis, criar um repertório comportamental, tirar o gatinho do sedentarismo, estreitar os laços e incentivar seus instintos naturais. Por isso, além do adestramento, é importante garantir ao bichano um ambiente seguro e com muitos estímulos: a gatif**ação, por exemplo, é uma forma de oferecer mais qualidade de vida ao seu amigo felino.

Parece uma missão impossível aprender como adestrar um filhote de gato. É importante entender que o processo é diferente da forma como cães são adestrados. Segundo o adestrador, a ciência é a mesma, porém são animais bem diferentes e que possuem necessidades peculiares. “É muito importante conhecer a fisiologia dos gatos e entender essas diferenças para que as técnicas de adestramento sejam utilizadas da maneira correta”, conclui.

Como adestrar um gato: educar o seu felino é importante!

Gatos são conhecidos pela independência, sagacidade e comportamentos muito curiosos. Apesar de muito inteligentes, é comum não associarmos o ad...

Sim, gatos podem aprender truquesPor mais que os truques estejam sempre associados aos cães, especialistas dizem que sim...
26/11/2022

Sim, gatos podem aprender truques
Por mais que os truques estejam sempre associados aos cães, especialistas dizem que sim, os gatos podem ser adestrados.

“É mais difícil quando comparado a ensinar para um cachorro, mas sim, os bichanos também podem aprender truques e interagir com os tutores.”, explica a veterinária da Petz, Dra. Anna Carolina Massenzi.

Tudo é uma questão de adaptação e treino. Ou seja: mesmo que seu companheiro de quatro patas passe a maior parte do dia dormindo no sofá, ele também pode ser um pet adestrado.

Confie na inteligência de seu amigo e torne-se um verdadeiro adestrador de gatos!

Benefícios de se adestrar um gato
Ensinar truques para os pets é mais que um capricho. Estudiosos reforçam que a prática do adestramento e brincadeiras traz inúmeros benefícios para o animal e seu convívio com a família.

“O adestramento é uma forma de o tutor estreitar o vínculo com seu animal de estimação”, explica a veterinária. É uma nova forma de comunicação que auxilia na relação com o bichano, principalmente em casos de gatinhos agressivos.

Que tal ensinar seu bichano a aprender truques super divertidos? Aqui na Petz você pode conferir dicas incríveis de como adestrar um gato! Confira!

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Escola para Gatos posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Pet Store/pet Service?

Share