M.V. Gisele Guimarães - Anestesia Veterinária

  • Home
  • M.V. Gisele Guimarães - Anestesia Veterinária

M.V. Gisele Guimarães - Anestesia Veterinária Gisele Guimarães - Anestesia Veterinária
Serviço volante no Rio de Janeiro. Entre em contato para maiores informações.
(12)

Essa semana tive a oportunidade de anestesiar uma coelha 🐰 com diagnóstico de piometra e realizar minha primeira intubaç...
04/04/2024

Essa semana tive a oportunidade de anestesiar uma coelha 🐰 com diagnóstico de piometra e realizar minha primeira intubação nessa espécie. Então quis registrar esse momento 🐇.
Participaram da equipe, meus colegas de residência na anestesia e .andremarinho na cirurgia e também de .

Um tbt recente. Essa é a periquita Atrevida, que apresentava um grande nódulo que se estendia da região peitoral à abdom...
15/02/2024

Um tbt recente.
Essa é a periquita Atrevida, que apresentava um grande nódulo que se estendia da região peitoral à abdominal.
Apesar da extensão da lesão, estava ativa e se alimentando bem.
Após a foto com o colar elizabetano, temos a sequência correta dos eventos: flexão cervical após a MPA; realização de bloqueio licorregional infiltrativo; devidamente monitorada e anestesiada por máscara; cirurgia ao seu término e recuperação anestésica.
Pequenos pacientes, grandes desafios; sempre na companhia da cirurgiã e parceira de trabalho .vet e também da dra. Tayná.

Cesariana do dia
11/10/2021

Cesariana do dia

Aquele momento em que vc está esperando o cirurgião chegar
29/07/2021

Aquele momento em que vc está esperando o cirurgião chegar

15/06/2021

..
Respiração (pulmão felino)



🎥: .box

24/05/2021

Anestesia em Quelônios 🐢 Répteis têm diferenças  anatômicas  e fisiológicas únicas que podem influenciar a anestesia e d...
16/05/2021

Anestesia em Quelônios
🐢 Répteis têm diferenças anatômicas e fisiológicas únicas que podem influenciar a anestesia e devem ser levadas em consideração.
🐢 A temperatura corporal, influência grandemente no início de ação, duração e metabolização dos anestésicos.
🐢 A taxa metabólica de répteis é entre 1/10 à 1/3 maus baixa que a de mamíferos e pode variar conforme a espécie, temperatura, idade, dieta e s**o.
🐢 Alimentação recente, hidratação, oxigenação pulmonar, etc, podem influenciar mais a anestesia do que em comparação com mamíferos.
🐢 A musculatura torácica é a que provê o movimento respiratório, pois répteis não apresentam diafragma. A inspiração é a expiração são processos ativos e que permitem as variações da pressão intracelomática.
🐢 Répteis podem utilizar diferentes classes anestésicas, porém os fármacos mais comuns são: propofol, alfa 2 agonistas, cetamina, benzodiazepínicos, anestésicos inalatórios, anestésicos locais e opióides.
🐢 Procedimento: Plastrotomia e celiotomia para ovariohisterectomia em jabuti-piranga (Geochelone carbonara) devido a retenção de ovos.
Anestesia intravenosa parcial (PIVA) com fentanil e isoflurano
* Anestesistas: Gisele Guimarães e Beatriz Blanc
* Cirurgiões: André Marinho e Andressa Kagohara

* Indicado para expansão do volume plasmático,  associada a diminuição da pós-carga.* Efeito máximo em 30 minutos* Dose:...
09/11/2020

* Indicado para expansão do volume plasmático, associada a diminuição da pós-carga.
* Efeito máximo em 30 minutos
* Dose:
- Cães: 4- 8 ml/kg
- Gatos: 1 -4 ml/kg
* Taxa de infusão: 2 ml/ kg/ min
* Contra- indicações:
- Arritmias
- Hipernatremia
- Desidratação
- Hemorragias não controladas
- Distúrbios de coagulação

  ..A metadona deprime a resposta ventilatória ao gás carbônico em cães conscientes (Schlitt et al., 1978). Entretan...
05/11/2020

..
A metadona deprime a resposta ventilatória ao gás carbônico em cães conscientes (Schlitt et al., 1978). Entretanto, este efeito não resulta em alterações hemogasométricas significativas em animais hígidos nas doses recomendadas (até 1 mg/kg). Em animais anestesiados, pode ocorrer redução da FR ou mesmo apneia, sendo necessário suporte ventilatório (Garofalo, 2010).
A ofegância é frequentemente observada após metadona em cães livres de dor, assim como ocorre com outros opioides (Monteiro et al., 2008). Este evento parece estar relacionado à interferência do opioide no centro termorregulador hipotalâmico, que, por sua vez, passa a reconhecer falsamente a temperatura corpórea como elevada e desencadeia o aumento compensatório da FR (Pascoe, 2000).

Causas de bradicardia:♡ Hipotermia♡ Hipotireoidismo♡ Aumento de pressão intracraniana♡ Lesões de tronco cerebral♡ Hiperc...
23/10/2020

Causas de bradicardia:
♡ Hipotermia
♡ Hipotireoidismo
♡ Aumento de pressão intracraniana
♡ Lesões de tronco cerebral
♡ Hipercalemia/uremia
♡ Aumento do tônus vagal
♡ Fármacos (anestésicos, beta-bloqueadores, digoxina, bloqueadores do canal de Ca++)
♡ Animais atletas
_________________________________

Causas de taquicardia:
♡ Hipertermia/ febre
♡ Hioertireoidismo
♡ Anemia
♡ Hipotensão
♡ Hipoxemia
♡ Insuficiência cardíaca
♡ Choque
♡ Ansiedade/ medo
♡ Dor
♡ Aumento tônus simpático
♡ Fármacos (anticolinérgicos, simpatomiméticos)
♡ Intoxicação

Causas de bradicardia:* Hu
23/10/2020

Causas de bradicardia:
* Hu

   (with .for.insta)..Bloqueio anestésico do nervo pudendo - abordagem clássica. 💉O bloqueio do nervo pudendo proporcion...
20/10/2020

(with .for.insta)..
Bloqueio anestésico do nervo pudendo - abordagem clássica. 💉
O bloqueio do nervo pudendo proporciona analgesia uretral e relaxamento da musculatura pe***na. A técnica oferece maior segurança ao procedimento anestésico, visto que, pode diminuir o requerimento de anestésicos gerais em pacientes potencialmente instáveis do ponto de vista hemodinâmico. 🚨
📌 Principais preocupações anestésicas relacionadas ao paciente felino obstruído:
Desidratação
Hipercalemia
Azotemia
Acidose metabólica
Hipoglicemia
Hipotermia
📝 A fluidoterapia alcalinizante tem papel fundamental na recuperação desses pacientes. .
📷✨: Livro. Anestesia Locorregional em Pequenos Animais, de Paulo Roberto Klaumann e Pablo Otero.

▪︎A anestesia na cesariana é sempre um desafio, pois todos anestésicos irão atravessar a barreira placentária em maior o...
08/10/2020

▪︎A anestesia na cesariana é sempre um desafio, pois todos anestésicos irão atravessar a barreira placentária em maior ou menor grau.
▪︎É sempre importante descontar o peso fetal, que em cães é de 16, 1% e em gatos é 13,2%.
▪︎Fenotiazínicos devem ser evitados, pois causam depressão prolongada do SNC materno e fetal e favorece a hipotensão e hipotermia.
▪︎Benzodiazepínicos tem metabolização e eliminação fetal prolongados, causando depressão cardiorespiratória fetal, causando ausência de vocalização, letargia e hipotonia.
▪︎Alfa 2-agonistas causam depressão fetal intensa e bradicardia.
▪︎Opióides ultrapassam rapidamente a barreira placentária, tendo a eliminação pos recém-natos entre 2 à 6 dias.
Propofol apesar de provocar depressão cardiorespiratória, tem rapida eliminação fetal.
▪︎Cetamina está associada a depressão respiratória e aumento da mortalidade fetal.
▪︎A anestesia inalatória causa depressão neonatal, mas está diretamente relacionada à profundidade anestésica materna.
▪︎A anestesia peridural é a técnica de eleição nas cesarianas, pois causa mínina depressão fetal e tem baixos níveis de mortalidade.

   (with .for.insta)..Mesmo com essa visualização excelente da entrada da traqueia, ainda assim devemos tomar cuidado na...
05/10/2020

(with .for.insta)..
Mesmo com essa visualização excelente da entrada da traqueia, ainda assim devemos tomar cuidado na intubação de felinos!

Eles são mais propensos a laringo espasmo, gerando fechamento reflexo da entrada e impossibilitando a inspiração e intubação! Nessa espécie é recomendado instilar na região lidocaína (2%) antes da primeira tentativa de intubação, reduzindo o reflexo e facilitando a passagem do tubo.

E aí sabiam desse dica?? Garanto que vai deixar as intubações mais tranquilas!

* A agressividade representa mais de 50% dos problemas relacionado ao comportamento em cães e tais animais podem colocar...
30/09/2020

* A agressividade representa mais de 50% dos problemas relacionado ao comportamento em cães e tais animais podem colocar em risco a equipe que irá realizar o atendimento.
* Vários pacientes podem se tornar mais estressados na área de espera das clínicas, tornando mais difícil que as medicações para sedação alcancem sua eficácia máxima.
* Os tutores devem ser orientados a colocar focinheira ou colar elizabetano antes de chegar à clinica ou imediatamente após sua chegada, sempre que possível.
* Para esses pacientes é tipicamente utilizada uma combinação de anestésicos para prover uma sedação mais profunda. A combinação de diferentes classes de fármacos permite a redução de dose de todos os agentes, assim como limita potencialmente seus efeitos negativos adversos.
* O acesso venoso no membro pélvico é sempre vantajoso, devido a distância entre a cabeça e o local de inserção do catéter. Porém se não for possível, o uso de extensores é recomendado para administração de fármacos e até mesmo a remoção do catéter no despertar do paciente.
* Para anestesias ambulatoriais mais seguras, chame o seu anestesista.

 Sabe aquele paciente mais que especial e que você nunca vai esquecer? É o Zeca, este lindo urubu que teve fratura de as...
25/09/2020


Sabe aquele paciente mais que especial e que você nunca vai esquecer? É o Zeca, este lindo urubu que teve fratura de asa e precisou fazer cirurgia. É a equipe de residentes de anestesia e silvestres trabalhando juntas para melhorar a qualidade de vida dos animais.

  .anest (with .for.insta)..Hoje recebi a seguinte pergunta de uma colega” Anestesia em paciente renal crônico” . Como c...
21/09/2020

.anest (with .for.insta)..
Hoje recebi a seguinte pergunta de uma colega” Anestesia em paciente renal crônico” . Como conduzir?

🤔 Essa deve ser a dúvida de muitos e vários questionamentos devem surgir quando você esta diante de um paciente com comorbidade renal e precisa passar por um procedimento cirúrgico.
🔸Conceituadente, a DRC caracteriza-se pela perda funcional de 75% de nefrons de forma irreversível. Há atrofia do parênquima, substituição por tecido fibroso e hipertrofia dos néfrons funcionais.
💉Anestesiar um paciente renal crônico torna-se um grande desafio na nossa rotina visto a dificuldade desses pacientes em manter débito urinário e taxa de filtração glomerular dentro de limites aceitáveis, visto que já são paciente limítrofes para tal procedimento. Tendo em vista que esses pacientes estão sujeitos a piora na condição de nefropatia já pré-existente quando expostos a valores inaceitáveis de pressão arterial. Neste caso, o doente renal crônico quando submetido a uma cirurgia, pode ser exposto a uma nova injúria, que pode aumentar o número de néfrons afuncionais e agravar o quadro clínico.
🔸 É importante saber que a anestesia prolongada, hipovolemia, vasodilatação, administração de fármacos nefrotóxico e hipotermia diminuem a perfusão renal levando a eventos isquêmicos e consequentemente hipoperfusão renal, agravando o quadro clínico do paciente portador de DRC.
Vale ressaltar que maioria dos anestésicos, especialmente os voláteis, causam vasodilatação periférica e depressão miocardial levando a diminuição da perfusão dos órgãos, principalmente do rim e, redução da TFG e do DU.

🔸 O manejo da anestesia nesse paciente é baseado então em garantir uma boa perfusão renal com utilização de fármacos vasoativos e fluidoterapia para adequada perfusão renal, manutenção da pressão e TFG.
❗️O primeiro ponto na anestesia de um doente renal crônico é desmitificar que anestesia inalatória é isenta de riscos. Na verdade existem estudos comparando anestésicos inalatórios com baixas doses de infusão de propofol e pasmem, os pacientes que receberem Iso ou sevoflurano sofreram mais danos renais que os pacientes mantidos em infusão

 Curso de contenção química de animais silvestres. Soprando o dardo que foi confeccionado por mim. E acertei o alvo 🤗
17/09/2020


Curso de contenção química de animais silvestres. Soprando o dardo que foi confeccionado por mim. E acertei o alvo 🤗

  .snacks (with .for.insta)..* O propofol é um anestésico e  agente hipnótico de curta ação administrado por via intrave...
15/09/2020

.snacks (with .for.insta)..
* O propofol é um anestésico e agente hipnótico de curta ação administrado por via intravenosa. A droga é freqüentemente usada por anestesistas como o principal agente indutor da anestesia.
* Ele é descrito pelo nome químico 2,6-diisopropilfenol e sua preparação é uma emulsão branca e opaca para uso exclusivo endovenoso.
* O propofol reduz o nível de consciência e memória recente.
* Sua ação biológica é a regulação positiva dos receptores GABA. Como GABA é um neurotransmissor inibitório, seu efeito é a diminuição da transmissão neuronal e da percepção.
* Seus efeitos colaterais incluem hipotensão e apneia.

Texto adaptado

 Enquanto isso, no dia do risco anestésico... 😂
10/09/2020


Enquanto isso, no dia do risco anestésico... 😂

¤ Pacientes com mastocitoma estão mais propensos ao surgimento de mastocitose, que estão relacionadas à reações de  hipe...
09/09/2020

¤ Pacientes com mastocitoma estão mais propensos ao surgimento de mastocitose, que estão relacionadas à reações de hipersensibilidade imediata transanestésica.
¤ Na mastocitose, ocorre a degranulação de mastócitos, o que acarretará em hiper-histaminemia e liberação de aminas vasoativas, causando vasodilatação , aumento na permeabilidade vascular, e liberação de heparina, levando ao aumento nobtempo de coagulação.
¤ Os principais sintomas são a hipotensão, taquicardia, eritema, prurido, urticária, êmese e diarreia
¤ Os triggers perianestésicos são os seguintes fatores: mecânicos (uso de garrote, trauma cutâneo, cirurgia); fisiológicos (estresse); mudança na temperatura (hipo/ hipertermia); farmacológicos: opióides como morfina e meperidina, bloqueadores neuromusculares.

ANESTESIA EM PACIENTES PEDIÁTRICO-  A  anestesia pode afetar a termorregulação, e os sistemas circulatório, respiratório...
05/09/2020

ANESTESIA EM PACIENTES PEDIÁTRICO
- A anestesia pode afetar a termorregulação, e os sistemas circulatório, respiratório e renal de pacientes pediátricos. O efeito da anestesia em cada sistema deve ser considerado com o objetivo de escolher os melhores anestésicos e analgésicos que garantam a segurança dos pacientes.
- Pacientes pediátricos são pequenos e têm uma grande relação de superfície x massa corporal e têm reserva de gordura mínima, o que predispõe à hipotermia. Assim, como exemplo, tranquilizantes como os fenotiazínicos são contraindicados por predispor à hipotermia. Como o sistema de termorregulação em pacientes pediátricos é imaturo, eles têm pouca habilidade para fazer tremor. Um dos mecanismos de geração de calor é o tremor.
- Em pacientes pediátricos, o débito cardíaco depende da frequência cardíaca (FC). Como o miocárdio ainda está imaturo, ele não possui muita força de contração e depende de uma FC alta. Se a FC diminui, o débito cardíaco e a pressão arterial são afetados. Benzodiazepínicos são uma boa escolha pois não causam muita depressão do sistema cardiovascular.
- Comparado com o sistema respiratório de adultos, pacientes pediátricos possuem 1/3 a menos de superfície alveolar e menos surfactante, têm uma frequência respiratória alta e consomem o dobro de oxigênio. Por terem o volume minuto aumentado, respondem mais rapidamente às concentrações de gases anestésicos.
- Pacientes pediátricos podem ter dificuldade em metabolizar fármacos por terem o sistema hepático imaturo, então tranquilizantes e sedativos poderão ter um efeito prolongado por terem a biodegradação hepática.
.
- O propofol pode ser usado de maneira segura em pacientes pediátricos, embora filhotes possam ter depressão respiratória durante a indução.



 Olha a calopsita passando no seu feed, na recuperação anestésica
04/09/2020


Olha a calopsita passando no seu feed, na recuperação anestésica

   (with .for.insta)..💡O quanto dói uma cirurgia oftálmica❓💥Níveis de dor moderada a severa são atribuídos a esses proce...
02/09/2020

(with .for.insta)..
💡O quanto dói uma cirurgia oftálmica❓
💥Níveis de dor moderada a severa são atribuídos a esses procedimentos devido a inervação do globo ocular e sua órbita.
❗Uma dor mal controlada nesses procedimentos resulta na auto mutilação e complicações cirúrgicas relacionadas à deiscência. .
💉O controle da dor pode ser realizado por meio da administração de AINES associados ou não a opiodes, o que pode gerar efeitos colaterais indesejados relacionados tanto ao fármaco de escolha quanto a sua frequência de administração. .
📝E qual o papel da anestesia regional?
✅Além de seus benefícios com relação a redução do consumo de analgésico tanto no trans quando no pós operatório, quando se fala em anestesia para oftalmologia ela ganha destaque, já que proporciona:
👉acinesia dos músculos extraoculares e consequente centralização do globo ocular
👉midríase, que facilita a realização de procedimentos intraoculares
👉bloqueio do nervo trigêmio e do gânglio ciliar, reduzindo a ocorrência do reflexo oculocardíaco e bradicardia ou assistolia. .
📚A revisão da foto 2 nos traz os benefícios, técnicas e aplicações das abordagens atualmente utilizadas para anestesia do globo ocular, que vale a pena conferir.
⚠️Além disso nos traz as taxas de complicações (extremamente baixas) relacionadas às técnicas mais comumente utilizadas, quando realizadas por um profissional treinado, encontradas na literatura.⚠️
Doi: 10.1016/j.vaa.2018.10.004

 Todo dia é um bom dia pra  se salvar vidas (de qualquer espécie) 🦨
27/08/2020


Todo dia é um bom dia pra se salvar vidas (de qualquer espécie) 🦨

   (with .for.insta)..👉🏼 Arrasta para o lado!Você sabe a diferença entre a potência e a eficácia de um fármaco?Vamos uti...
23/08/2020

(with .for.insta)..
👉🏼 Arrasta para o lado!

Você sabe a diferença entre a potência e a eficácia de um fármaco?
Vamos utilizar os opióides para exemplificar.
A POTÊNCIA está relacionada com a quantidade necessária para produzir determinado efeito. Você já deve ter ouvido falar que o fentanil é 100x mais potente que a morfina, certo!? Isso não quer dizer que a analgesia que ele produz seja 100 x melhor que a morfina. Quer dizer que, para você ter o mesmo efeito que uma determinada dose de morfina, você precisa uma quantidade 100 x menor de fentanil (doses equipotentes).
Já a EFICÁCIA, ou atividade intrínseca, está relacionada com a capacidade do fármaco produzir seu efeito máximo. Digamos que é a qualidade com que ele faz aquilo que se propõe a fazer. No caso dos opióides, falamos principalmente da analgesia. Os efeitos adversos indesejáveis de uma droga podem limitar a dose para abaixo da concentração associada a seu efeito máximo. Por exemplo, se eu quiser a mesma eficácia do sufentanil utilizando fentanil, necessitaria de doses muito elevadas do último, o que acarretaria em importantes alterações hemodinâmicas e ventilatórias, inviabilizando o seu uso.
Como podem ver na tabela, a potência de um fármaco não está necessariamente ligada a sua eficácia.

  A primeira anestesia em coelhos, a gente nunca esquece 🐰
20/08/2020


A primeira anestesia em coelhos, a gente nunca esquece 🐰

-Durante a anestesia de um paciente epilético, é importante que o anestesista esteja preparado para a possibilidade de c...
20/08/2020

-Durante a anestesia de um paciente epilético, é importante que o anestesista esteja preparado para a possibilidade de convulsão durante ou após a cirurgia.
- É importante saber a causa das convulsões (idiopática, shunt porto-hepático, outras causas).
- Os anticonvulsivantes não devem ser suspensos no pré-operatório.
- Na fase da pré-anestesia deve-se minimizar o estresse do animal para não favorecer o surgimento de convulsões, como por exemplo ambiente com excesso de pessoas ou ruídos.
- A acepromazina e a cetamina diminuem o limiar convulsivo, ou seja predispõem o paciente a apresentar convulsões e portanto recomenda-se que sejam evitadas no protocolo anestésico.
- Caso o paciente apresente convulsão deverá ser feita a administração de benzodiazepínicos para o controle da crise convulsiva.

 Um tbt desses! Osteossíntese de  membro em tucano
13/08/2020


Um tbt desses! Osteossíntese de membro em tucano

   (with .for.insta)..Objetivando minimizar a incidência de cefaléia pós-punção dural, buscou-se avanços no design das a...
12/08/2020

(with .for.insta)..
Objetivando minimizar a incidência de cefaléia pós-punção dural, buscou-se avanços no design das agulhas de raquianestesia. As agulhas mais frequentemente utilizadas na atualidade podem ser categorizadas de duas maneiras: agulha cortante (tipo Quincke) ou agulha ponta-de-lápis (tipo Whitacre, Sprotte e Gertie-Marx). A agulha cortante possui um bisel de comprimento médio e ponta afiada, onde está localizado a sua abertura. Diferentemente da agulha ponta-de-lápis, a qual apresenta ponta arredondada e não cortante e sua abertura é lateral.
As agulhas utilizadas para localizar o espaço peridural são mais caliborasas do que as agulhas de raquianestesia. Isso permite a inserção de um catéter e facilita a identificação do espaço epidural pelas técnicas de perda de resistência. O tipo mais frequentemente utilizado é a do tipo Touhy, a qual é caracterizada por sua ponta curva, o que ajuda no direcionamento do catéter a ser inserido e diminui a possibilidade de implante de outros tecidos no espaço epidural, o qual pode crescer e causar efeito de massa.



Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when M.V. Gisele Guimarães - Anestesia Veterinária posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to M.V. Gisele Guimarães - Anestesia Veterinária:

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Pet Store/pet Service?

Share