05/10/2022
A vacinação é uma das principais e mais eficazes maneiras de evitar que seu gato desenvolva algumas doenças infecciosas virais e bacterianas que, muitas vezes, podem até ser fatais. Inclusive, a vacinação traz benefícios não só ao seu amiguinho, mas a você e sua família, já que algumas delas são zoonoses (transmissíveis a humanos).
A primeira vacina do seu gatinho deve acontecer entre a 6ª e a 8ª semana de vida. Antes disso, eles possuem os anticorpos da mamãe gata, que são passados através da placenta. Para receber a vacina ele já deve ter sido vermifugado e precisa estar saudável.
Esta primeira vacina deve ser a polivalente, que protege o seu bichinho contra várias doenças. Existem 3 versões desta vacina: a V3 (protege o gato contra a panleucopenia, a calicivirose e a rinotraqueíte), a V4 (além das doenças da V3, protege contra a clamidiose), e a V5 (além das doenças da V4, protege contra a leucemia felina). Nem todos os gatos podem receber a V5. Seu médico-veterinário saberá a indicação adequada para o seu pet.
Outra vacina que não pode faltar é a antirrábica, que deve ser aplicada aos 4 meses de vida, ou depois da última dose da polivalente. A raiva é uma doença extremamente grave, com alta letalidade - além de ser transmissível também para humanos. Não deixe de aplicá-la!
Existem também outras vacinas que podem ser ministradas aos gatos domésticos, como a vacina contra a Peritonite Infecciosa Felina, contra o vírus da Leucemia Felina (FeLV), contra a Bordetella, entre outras. Elas serão indicadas de acordo com o estilo de vida de cada gato - que seu veterinário precisa conhecer bem.
Lembre-se que muitas vacinas devem ser reforçadas anualmente, sem atrasos. Mantenha sempre atualizada a carteirinha de vacinação do seu gato e leve-o no momento para cada aplicação, de acordo com a indicação do seu médico-veterinário.
A vacinação é uma das principais maneiras de cuidar e amar seu gatinho. Mantendo-o corretamente imunizado e protegido, ele poderá viver muitos anos do jeito que ele mais adora: ao seu lado.