21/08/2023
⚠️Antes de mais nada um chamado: para os que se interessam por Dermatologia X Veterinária 🐕 🐈, sigam o meu perfil NOVO: . ⚠️ Lá eu e lançamos conteúdos que julgamos interessantes para responsáveis de pacientes e colegas médicos veterinários (clínicos e dermatólogos). 🔷🔬 O caso da Luna foi recentemente postado lá no perfil da Fillus mas como o caso é interessante, resolvi divulgá-lo por aqui também. 🥹 A Luna é a clássica Shih-tzu portadora de Dermatite Atópica Canina (DAC). Afecção, como muitos sabem, de curso crônico, perene, vitalício. Luna passou por todo o processo de Triagem Clínica e o diagnóstico precocemente estabelecimento (graças ao imenso critério e cuidados de 💙🥹).
Assim como outros pacientes que apresentam a mesma condição, Luna terá sempre e necessariamente, APENAS problemas cutâneos relacionados à DAC?
Não, não! E ela está aí para provar isso!
⚠️Atenção SEMPRE aos sinais clínicos novos, distintos do contexto da condição inicialmente diagnosticada! Ouvir os responsáveis, realizar novos exames. Parar e pensar! 🤔 Até então controlada dos sinais da DAC, Luna iniciou de forma súbida um quadro cutâneo diferente. E o que mais chamava atenção: lesões exuberantes, com aspecto macroscópico de Quérion Dermatofítico, algumas evoluindo para lesões ainda mais profundas remetendo macroscopicamente à lesões de “Pseudomicetoma Dermatofítico”.
Com esse novo quadro clínico e os exames realizados, o pronto diagnóstico de Dermatofitose foi estabelecido (imagens).
Algumas condutas, em função do novo diagnóstico, foram modificadas, novas medicações introduzidas. Ex: suspensão do uso regular de Oclacitinib e substituição por aplicações regulares mensais de Lokivetmab, antimicrobiano de uso sistêmico, modificação da Shampooterapia: associação de Micozanol e Clorexidine, além do aumento na frequência dos banhos. Luna está evoluindo muito bem e, em breve, depois de alguns meses do início da nova terapia e alguns resultados de semeaduras fúngicas negativas, receberá alta da nova condição e voltaremos a focar, exclusivamente, na rotina de cuidados que um cão com DAC necessita, como sempre foi e sempre será. 🔷🔬