26/08/2024
⚠️ informação importante ⚠️
Em caso de sismo. O que devo fazer?
⚠️E agora? 🫨 O que faço?⚠️
Em caso de sismo, também é essencial ter atenção à segurança dos seus cães. A melhor forma de agir é estar preparado.
Para ajudar, deixamos algumas dicas que podem garantir o bem-estar do seu cão:
Mantenha a calma
Os cães são sensíveis à transferência de energia emocional dos donos. Tente permanecer calmo e mantenha os comportamentos rotinados para evitar que eles entrem em pânico.
Proteção durante o sismo
Se possível, mantenha os cães próximos de si. Tente acomodar os cães num lugar seguro, como debaixo de uma mesa resistente ou ao lado de móveis que os possam proteger contra possíveis quedas de objetos.
Não force movimentos
Se os cães estiverem em pânico, pode ser difícil a sua colaboração. Não os arraste de trela ou use repreensão, só irá prejudicar a vossa relação e dificultar o processo. Se não for seguro tirá-los de onde estão, fique próximo e proteja-se.
Após o sismo
Verifique se há ferimentos nos cães e veja a necessidade de proceder a primeiros socorros. Mantenha-os em segurança, pois eles podem estar desorientados e a tentar fugir.
Prepare um kit de emergência para animais
Inclua água, comida, medicação (caso necessário) e os documentos do veterinário. Se possível, coloque coleiras nos cães com a sua identif**ação.
Cuidados ao sair
Após o sismo, tenha cuidado ao sair de casa e tenha em conta que poderão ocorrer réplicas. Leve os cães à treta para evitar que fujam, ou magoarem-se em destroços.
Dessensibilização
Habitue o seu cão aos locais seguros dentro de casa. Pratique para seguirem os seus comandos em situações de emergência.