07/08/2022
O Siberiano é uma raça centenária (variedade natural) de gato doméstico na Rússia e recentemente desenvolvido como uma raça formal com padrões promulgados em todo o mundo desde o final dos anos 80.
Os siberianos variam de tamanho médio a grande.O nome formal da raça é Gato da Floresta Siberiana, mas geralmente é chamado simplesmente de gato siberiano ou siberiano.
Outro nome formal da raça é o Semi-pelo longo de Moscou.
Corpo
Conhecido por ser um saltador excepcionalmente ágil, o siberiano é um gato forte e poderoso, com quartos traseiros fortes e patas grandes e bem arredondadas e uma cauda completa igualmente grande.
Os siberianos têm um ligeiro arco nas costas, porque as pernas traseiras são um pouco mais longas que as da frente. Essa forma contribui para sua incrível agilidade e capacidade atlética.
* Pelo : Um gato siberiano macho revestido de branco. Observe os cabelos longos e a forma alongada do gato
Os siberianos expressam os três tipos naturais de pêlo felino: cabelo de guarda, cabelo em pêlo e cabelo caído. Essas três camadas protegem o gato dos extremos climáticos russos e fornecem hoje um casaco resistente e fácil de cuidar. A pele é texturizada, mas brilhante, o que diminui a ocorrência de fosqueamento.
Como na maioria das outras raças de gatos, as variedades de cores da Sibéria variam e todas as cores, como malhado, sólido, carapaça de tartaruga e colorpoint, são geneticamente possíveis. A raça de gato siberiano não possui padrões ou cores de peles incomuns, distintas ou únicas.
Gatos siberianos mudam uma ou duas vezes por ano. A primeira muda é no final do inverno. A muda de inverno é instigada não por uma mudança de temperatura, mas por uma mudança na duração do dia. Muitos siberianos experimentam um "mini-muda" menos intenso no final da temporada de verão, ao contrário de outros gatos, que experimentam uma "muda pesada" mais de duas vezes por ano.