The Dogmother Academy PT

  • Home
  • The Dogmother Academy PT

The Dogmother Academy PT Olá! Eu sou a Vera e ajudo tutores a desenvolverem uma relação harmoniosa com os seus cães. E isso começa ainda antes de adoptarem ou comprarem um cão.
(3)

Este projecto surge da minha experiência diária de trabalho num centro de recolha e adopção animal, em Inglaterra, onde ajudo cães das mais variadas raças, idades e tamanhos, com e sem problemas comportamentais, a encontrarem novos lares tendo em conta as suas necessidades específicas. Com este projecto, pretendo ajudar os tutores a conhecerem melhor os seus cães e a estabelecerem relações mais ha

rmoniosas com eles, com base na compreensão e respeito mútuos. O nome The Dogmother Academy surge como um jogo de palavras em relação ao termo inglês para madrinha (godmother) porque a função dos padrinhos é ajudar os pais a criarem filhos equilibrados, sejam eles de duas ou de quatro patas, e é essa a minha missão. O objectivo último deste projecto é contribuir para a diminuição do número de abandonos de cães, através da educação para a importância de se escolher o cão ideal para as nossas circunstâncias e, desta forma mas não só, melhor a relação entre os cães e os seus humanos. Ao mesmo tempo, este projecto pretende contribuir para o aumento do número de cães adoptados nos canis municipais e associações de protecção animal, dando a estes cães uma segunda oportunidade. A minha ambição é que um dia este projecto e os canis e associações de protecção animal deixem de existir, porque alcançámos um estado educacional tal que não existem mais cães abandonados. Se quiserem conhecer-me melhor e ao meu percurso, podem encontrar mais informação nos links abaixo:

https://www.rtp.pt/play/p518/e371537/portugueses-no-mundo

https://coconafralda.sapo.pt/mudar-de-vida-22-vera-galamba-2502947

https://anchor.fm/polaridadepodcast/episodes/16---Comportamento-canino-e-adoo-de-ces--com-Vera-Galamba-ertocc See less

14/06/2024

Momento fofinho do dia ❤️

26/04/2024

Na Escócia, a empresa de águas públicas utiliza dois cães para detectar fugas de água nas condutas. E reparem na alegria com que eles fazem o seu trabalho. Os cães são, realmente, seres fascinantes!

Está a chegar ao fim a semana da prevenção de mordidas de cães
12/04/2024

Está a chegar ao fim a semana da prevenção de mordidas de cães

Putting this back up in recognition of Dog Bite Prevention Week. 💥
A very important topic. ‼️‼️
Bites...they can change everything for you and your dog.
This escalation may only take seconds.

"My dog bit out of the blue".
"There was no signs at all"
"She just bit out of nowhere"

Many of these comments are because the signals and signs given were not received, either by us or not received by the other dog involved.

Just as some humans may struggle to read these signals, some dogs struggle too.....especially if over aroused or "over socialised/poorly socialised" as a puppy or young dog.
Some people think all dogs are able to read other dogs signals clearly......most do not and there are a variety of reasons for that.

Breed differences.⚠️
Dogs may not be able to recognise facial tension or posturing in dogs which have vastly different shapes than them.

Over excitedness.⚠️
Overly aroused or "hyper" dogs may interact immediately rather than waiting to read the circumstances and watch how this dog interacts.

Hormones.⚠️
Hormones have the capability to change a dogs behaviour drastically.

Not learning when enough is enough.⚠️
This is a skill and needs to be taught early. Every dog should learn when play is too rough, one sided and is turning.

Learning to be calm.⚠️
Calmness is a skill and cannot be expected if your dog has not learned this either naturally or taught by you.

Bites will change everything in your world and in your dogs world. Please take bites seriously, especially in smaller breeds. Sometimes when people have smaller breeds, the damage a bite can do may be minimal...that isn't an excuse not to address the behaviour.

No matter what the size of the dog....a bite is a bite.

Please respect that these graphics take time and effort to make. Everyone is free to share on social media🙂, however off social media use of these marked graphics is prohibited.
Unmarked graphics are available for $ 1.20 USD or $ 2 NZD each (approx), these are then able to be used off Facebook for client handouts, posters or for personal use.
Screen shots are a violation of the copyright.
Please visit ABC Dogs Patreon Shop for unmarked graphics. All graphics belong to ABC Dogs NZ and are under copyright.
























Hoje é  . Costumam ler aos vossos filhos? E lêem livros sobre cães? Deixo duas sugestões de livros para os mais pequenos...
02/04/2024

Hoje é . Costumam ler aos vossos filhos? E lêem livros sobre cães? Deixo duas sugestões de livros para os mais pequenos, de autores portugueses.
O primeiro, "O meu irmão cão", de Cátia Trincheiras, 'de uma forma simples e lúdica, ensina a família a preparar o cão para a chegada do bebé, assim como auxilia as crianças a comunicarem-se e a relacionarem-se com seus “manos” de quatro patas.' Está disponível no site da Editora Europa.
O segundo, "O cão que leu", escrito por Heitor Lourenço e ilustrado por Simone Nico, 'conta a histório de Marta e Duarte que não conhecem o início de vida do seu cão, recém adoptado. Embarca connosco numa aventura que ajuda a perceber as consequências do abandono animal mas sobretudo a importância do amor, da superação e, também, do perdão.' O livro está disponível no site da Animais de Rua e as receitas da venda revertem para esta associação, que apoia animais abandonados um pouco por todo o país. Podem adquirir o livro aqui:
https://shop.animaisderua.org/product/livro-infantil-o-cao-que-leu/

23/02/2024

Ontem, o Livro de Records do Guiness retirou oficialmente ao Bobi o título de cão mais velho do mundo à data da sua morte, bem como o título do cão mais velho do mundo alguma vez registado.
Num país onde não há muito tempo as crianças eram registadas meses depois de nascerem e, para não serem multados, os pais mentiam sobre a data de nascimento no registo, não se conseguir provar a data exacta do nascimento de um cão - que nao foi comprado a um criador - não me espanta, de todo.
Ainda por cima quando a organização admite que o maior peso na verificação da alegada idade de um cão recai nos dados do microchip. Ora, a obrigatoriedade de microchipagem de cães só acontece após 2008 e só aos cães nascidos após essa data. Cães nascidos antes de 2008 não tinham de ser chipados. Além disso, todos sabemos que lá por um cão ter microchip não significa que tenha dados no mesmo, como se vê pelos múltiplos casos de cães abandonados e que têm chip mas este está completamente vazio. A isso acresce o facto de até há bem pouco tempo existirem duas bases de dados de microchip e aquando da fusão destas bases de dados ter havido vários erros na informação registada para vários animais de estimação (se ainda não o fizeram, confirmem se os dados dos vossos cães estão correctos na base de dados).
Confesso que pouco me importa se o Bobi tinha ou não 31 anos.
O grave deste caso nem sequer é o facto de a organização ter compreendido - ao fim de nem sei quantos anos - que o processo de determinação da idade de um cão - porque segundo parece até haver um escândalo nos gatos o processo ali vai manter-se - tem de ser revisto.
O grave nisto é colocar-se em causa a idoneidade das pessoas envolvidas no processo e que deram o seu testemunho como prova - onde se incluem médicos veterinários - bem como a validade de te**es de ADN feitos em laboratório e que confirmaram que ele teria entre 27-32 anos.
Mas mais ainda, é as vozes da descrença no mundo veterinário só se terem levantado de forma audível depois de o cão ter morrido e ter sido cremado, quando já não se podiam fazer mais te**es. Um dos motivos apontados pelos donos para a longevidade do Bobi foi a qualidade da sua alimentação, que não saía de dentro de um s**o comprado num qualquer estabelecimento comercial, mas era comida normal.
Quem anda nisto há uns tempos sabe que a única formação de base em nutrição que os veterinários recebem na universidade é dada pelas empresas de ração e consiste em “se o cão sofre disto, prescreva esta ração, se sofre daquilo prescreva aquela”. Já agora, a formação que eles recebem em comportamento canino é igual à de nutrição ou seja, zero! Adiante… Achar-se que qualquer ser vivo tem melhor nutrição comendo comida ultraprocessada é das maiores mentiras e dos maiores sucessos da indústria do marketing. E é aqui que está o busílis da questão: Bobi não podia ser o cão mais velho do mundo a comer comida normal porque isso dá cabo do marketing todo, e por isso algo tem de ser feito para desacreditar todo o processo. Objectivo alcançado, mas a que custo?

Hoje é dia de mostrar que gostamos dos nossos animais… é preciso um dia especial para isto? Loll! Adoro estas duas!
20/02/2024

Hoje é dia de mostrar que gostamos dos nossos animais… é preciso um dia especial para isto? Loll! Adoro estas duas!

10/02/2024

Um estudo muito interessante

Tenham um excelente Natal!
21/12/2023

Tenham um excelente Natal!

15/12/2023

É importante manter a mente dos nossos cães activa durante toda a sua vida

13/12/2023

O incrível poder do olfacto canino

É isto...
02/12/2023

É isto...

Porque é que nos comportamos como comportamos? Se existem mil e uma razões - identificadas ou não - que justificam a for...
05/11/2023

Porque é que nos comportamos como comportamos? Se existem mil e uma razões - identificadas ou não - que justificam a forma como nos comportamos em todas as situações, porque motivo achamos que com os nossos animais, e em particular os cães, as coisas são diferentes? Existe sempre mais do que um motivo para o nosso cão se comportar como comporta, aqui estão listados alguns, faltam a idade e a alimentação que têm também grande influência. Da próxima vez que o seu cão se comportar de um modo que não lhe agrada, antes de o disciplinar pare e pense "o que está por detrás deste comportamento?". Bom domingo!

Dogs behave the way they do for many reasons. They do NOT do things deliberately to be stubborn or ‘naughty’, nor do they aim to assert control. Outdated mythologies and training methods have detrimental effects on well-being and strain the relationship between a dog and their caregiver.

🧬A dog's breed and genetic makeup can play a significant role in determining certain behavioural traits. Dogs have genetic predispositions and breed-specific tendencies that contribute to their behaviour.
Some breeds are predisposed to specific behaviours, such as herding, hunting, or guarding.

The environment in which a dog is raised and lives can profoundly impact their behaviour. Early socialisation, which involves exposing a puppy to a wide range of people, animals, and environments during their critical developmental period, is crucial for building confidence and shaping a dog's social behaviour to reduce fear or aggression.

Overstimulation can cause all kinds of unwanted behaviours as it overwhelms their senses and can lead to hyperactivity or erratic responses. For example, if a dog is exposed to loud noises, multiple people, and various stimuli all at once, or on a daily basis, they might exhibit excessive excitable behaviour, poor impulse control, become agitated and exhibit behaviours like jumping, barking, or pulling on the leash, as their senses are overwhelmed by the excessive input.

Previous experiences and learning consequences can influence a dog's behaviour. Traumatic experiences, in particular, can lead to fear, anxiety, or aggression.

How a dog is trained and educated by their caregiver or handler can significantly affect their behaviour. Consistent, positive reinforcement-based training can lead to desired behaviours, while harsh or inconsistent methods can result in confusion or fear.

A dog's health, including their physical and mental well-being, can influence their behaviour. Illness, pain, or discomfort can lead to changes in behaviour.

A dog's emotional state, including fear, anxiety, and excitement, can affect their behaviour. For example, a fearful dog may display unpredictable defensive reactive behaviours or might avoid any encounters and run away trying to hide. While a confident dog may exhibit playfulness and a relaxed demeanour.

A dog can become frustrated and destructive if their mental and physical needs are not met. This dog, full of pent-up energy and boredom, may become frustrated and exhibit poor impulse control. In their frustration, they might resort to destructive behaviours, such as chewing furniture, digging up the garden, or incessant barking. This destructive behaviour is often an expression of their frustration and an attempt to alleviate their built-up energy and mental stress.

The type of diet a dog receives can significantly influence their behaviour, with high-quality nutrition promoting better energy levels, mood, and overall well-being, while poor diet choices can lead to issues like irritability, hyperactivity, or digestive problems.

As dogs age, they may experience canine cognitive decline, which can manifest as changes in memory, learning, and behaviour. This condition can lead to increased confusion, disorientation, and altered social interactions in older dogs.

It is really important to understand that each dog is unique, and their behaviour can vary widely, even within the same breed. Dogs use body language, vocalizations, and other forms of communication to express their needs, emotions, and intentions. Understanding a dog's communication cues is essential for interpreting their behaviour.

Eu sei que o Natal ainda está a dois meses de distância, mas esta árvore de Natal é boa demais para não partilhar. Além ...
27/10/2023

Eu sei que o Natal ainda está a dois meses de distância, mas esta árvore de Natal é boa demais para não partilhar. Além disso, se a quiser fazer, se calhar é melhor meter mãos à obra já... 😉

A friend sent me this! 😍

I think all fur babies need their own tree now! 😂😍❤️🎄
I love this! ❤️🎄

O vosso cão também é uma máquina de fazer confettis? Cá por casa já desisti de tentar eliminar o pêlo da Poppy das coisa...
14/05/2023

O vosso cão também é uma máquina de fazer confettis? Cá por casa já desisti de tentar eliminar o pêlo da Poppy das coisas e nem vamos falar do meu carro... 😅 Já a Missy é hipoalergénica, não deita pelinho nenhum, é uma santa :D

Os vossos também são assim? 🤣
02/12/2022

Os vossos também são assim? 🤣

Tão isto!
30/11/2022

Tão isto!

Cute huh 🥰 one of the most common issues I get asked about by new puppy owners is that their new puppy is crying when left alone, especially at night.

This picture shows why this is, from birth to 8 weeks, this is how your puppy has slept. They have never slept alone so, when you bring them home and want them to sleep on their own in a strange home, in a crate all alone you can bet they are going to be pretty scared.

Keep this in mind if you are bringing a new pup home over the coming weeks, the first few weeks they will need time to adjust to the huge change in their young lives.
Be patient and compassionate, as they grow, so does their confidence 💗

27/11/2022
26/11/2022

Bom fim-de-semana!

Este é um dos “suplementos” mais utilizados no mundo inteiro como a solução para uma boca saudável nos nossos cães, mas ...
13/07/2022

Este é um dos “suplementos” mais utilizados no mundo inteiro como a solução para uma boca saudável nos nossos cães, mas será que sabe o que compõe este pauzinho tão apetecível?

02/07/2022

Ontem passei pela página ABComportamento, da Teresa Umbelino, para uma conversa sobre abrigos/canis em Portugal e em Inglaterra. Podem ver a nossa conversa aqui:
https://fb.watch/d-8tyPUfzu/

Esta sexta-feira, na página da ABComportamento.
27/06/2022

Esta sexta-feira, na página da ABComportamento.

Numa época onde há sempre um aumento de abandonos de animais de estimação, vamos falar com a Vera Galamba () sobre a Gestão de Abrigos.
Não percas este direto. dia 1 de Julho, pelas 20h30.
🐶💙🐾

PODES SER O QUE QUISERESDizem os life coaches que se queremos saber qual é o nosso propósito, devemos ir à nossa infânci...
01/06/2022

PODES SER O QUE QUISERES

Dizem os life coaches que se queremos saber qual é o nosso propósito, devemos ir à nossa infância e pensar no que mais gostávamos de fazer.

A Vera criança desta foto não tinha cães, mas queria muito ter. E sonhava um dia crescer e ter uma quinta onde pudesse cuidar de todos os cães abandonados que encontrava pela rua.

Os anos passaram, a Vera cresceu e esse sonho foi esquecido, mas continuava lá bem dentro do coração dela, até que um dia ele renasceu.

Ainda não tenho a quinta, mas trabalho todos os dias para ajudar os cães com os quais me cruzo profissionalmente e, um dia, em breve, esse sonho de menina vai concretizar-se e vai ser maior do que alguma vez a Vera criança imaginou!

Feliz Dia da Criança!!!

Uma das questões que novos donos se colocam é: na minha cama, sim ou não? A resposta correcta é… bem, que não existe res...
30/05/2022

Uma das questões que novos donos se colocam é: na minha cama, sim ou não? A resposta correcta é… bem, que não existe resposta correcta! É uma opção pessoal, que cabe a cada um tomar. E se te disserem que não deves, responde isso mesmo: que a opção é tua e ninguém tem nada a ver com o assunto. A menos que seja o outro ocupante da cama! 🤣
As minhas cadelas podem dormir onde quiserem - e têm várias camas espalhadas pela casa para o efeito - e também podem dormir na minha cama. Contudo, dormir na minha cama, neste momento, é um bocadinho complicado porque a Poppy é grande e a cama é pequena! Mas ela tenta - normalmente por volta das 3h/4h da manhã - e eu deixo, com a consequente redução do espaço disponível para mim em cerca de 2/3! O que uma pessoa faz pelos nossos cãopanheiros! 😆😆😆

E vocês, o que acham? Cão na cama, sim ou não?

Se estás a pensar ter um patud@ inscreve-te no meu workshop e vem Descobrir se estás preparad@ para ter um patud@. Basta clicares neste link: thedogmotheracademy.pt/workshop

Os vossos cães também gostam de correr na praia? E de ir à água? A Poppy gosta de correr mas mantém-se longe da água, ac...
28/05/2022

Os vossos cães também gostam de correr na praia? E de ir à água? A Poppy gosta de correr mas mantém-se longe da água, acho que não lhe agrada a temperatura do Mar do Norte. Sabias que há cães mais propensos a gostarem de água do que outros? Consegues pensar em alguma raça que adore água?

Se teres um cão que adore água é essencial para ti, vem descobrir que mais deves ter em conta no meu workshop Descobre se estás preparad@ para ter um patud@. As inscrições são aqui: thedogmotheracademy.pt/workshop

Enquanto uns trabalham, outros descansam… vidinha (boa) de cão! 😆
26/05/2022

Enquanto uns trabalham, outros descansam… vidinha (boa) de cão! 😆

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when The Dogmother Academy PT posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Pet Store/pet Service?

Share