20/10/2016
SARNA EM CÃES E GATOS. O QUE FAZER?
A sarna de cachorro é uma doença que é causada basicamente por ácaros e que atinge a pele. Embora os cães sempre tem ácaros presentes nos seus corpo, alguns podem desencadear algumas reações mais fortes ou a imunidade do seu cachorro pode acabar abaixando, e essas reações causadas podem acabar se tornando sarna.
Muitas pessoas pensam que os seus cachorros só terão sarna se saírem para rua ou tiverem contato através da grade do portão com cachorros que possuem a doença. Porém, os ácaros que causam a sarna nos cachorros estão presentes em casa, nos seus próprios pertences, como caminha, cobertor e até mesmo nos brinquedos de cachorro.
TODO CACHORRO pode ter sarna, ou seja, é muito importante que todo dono saiba das informações citadas nesse artigo para cuidar do seu cachorro assim que a doença começar. Quanto antes for diagnosticada, mais rápido será o tratamento e mais rápido o seu cachorro f**ará saudável novamente.
Importantíssimo
Os brasileiros tem uma mania muito feia de se auto diagnosticar e de se auto medicar, e fazem exatamente isso com os seus cães. Geralmente perguntam a algum vizinho ou amigo que possui cachorro e já teve sarna e logo que obtem a resposta vai logo comprar ou remédio. Ou apenas depois de ler esse artigo já pensa que sabe sobre o assunto e vai logo procurar como tratar a sarna do cachorro sozinho, sem auxilio de um especialista.
Porém, existem três tipos de sarna causada por diversos tipos de ácaros diferentes, e o tratamento para cada tipo de sarna é um. É de extrema importância que o seu cachorro seja passado por uma avaliação e que o seu veterinário diga como tratar a sarna que o seu cachorro tem.
Esse artigo tem apenas caráter informativo e não deve ser substituído por um veterinário. É importante que o mesmo seja avaliado.
Sarna Otodécica
A Sarna Otodécica (também conhecida como sarna de ouvido) pode ser facilmente confundida por uma otite e portanto ser tratado como tal, ao invés de ser tratado como uma sarna. O ácaro causador pode afetar tanto cachorros quanto gatos, sendo que o nome desse ácaro é otodectes cynotis.
Além de causar coceira na orelha do cachorro e inclusive fazendo surgir algumas feridas pelo fato dele se coçar muito, pode aparecer cerúmen (cera) dentro do ouvido do cachorro, e isso pode futuramente causar otite.
Mesmo após o desaparecimento da sarna, é primordial que as orelhas do cachorro sempre estejam limpas, para ele não contrair novamente a sarna, e muito menos uma otite.
O veterinário irá examinar o ouvido do cachorro e recolher uma amostra para verif**ar se existe o ácaro.
Se for diagnosticado com sarna otodécica, o tratamento será através de gotas no ouvido do remédio e banho anti ácaro.
Essa sarna não atinge humanos, mas é contagiosa a outros animais. Portanto, se você tiver mais do que um cachorro em casa, separe-o dos outros até que o tratamento de sarna tenha o curado. Uma higiene completa do local é importante também.
Sarna Sarcóptica
A sarna sarcóptica (também conhecida como escabiose), é causado pelo ácaro sarcoptes scabei. Essa sarna pode afetar cachorros de diversas idades, fazendo-os ter uma coceira muito grande na pele, e geralmente eles costumam tentar que parar essa coceira por se coçarem, lambarem ou até se morderem onde esteja coçando.
Como é uma sarna que coça demais, geralmente o cachorro f**a estressado, e pode até parar de se alimentar.
Os sintomas dessa sarna são:
Queda de pelos
Pele avermelhada
Borbulhas
Crostas
Escoriações
O veterinário recolhe uma amostra da pele e da ferida, e isso passa por uma analise no laboratório. Geralmente o tratamento é realizado por medicamente tópico e banhos especiais. Somente em casos graves é necessário medicamente via oral ou injetável.
Esse tipo de sarna é muito contagioso, podem inclusive afetar outros cachorros e animais, e até mesmo seres humanos. Portanto, o cachorro deverá f**ar isolado até que esteja livre da doença e você deverá ministrar os medicamentos que o veterinário te recomendar.
Sarna Demodécica
A sarna demodécica é causada pelo ácaro dermodex canis, e também é conhecida como sarna negra. Essa sarna não é contagiosa, sendo que os cachorros já tem esse ácaro em seu corpo em pequena quantidade. Quando o seu sistema imunológico começa a falhar, esse ácaro aumenta em número e a sarna demodécica acontece.
Essa sarna causa férias com secreções e cheiro forte, ao invés de forte coceira como acontece com o outro tipo de sarna. Esse tipo de sarna não tem cura, mas pode ser controlado.
Conclusão
A Sarna, independente de qual tipo seja, é uma doença e deve ser tratada como tal. Como é uma doença de cachorro, a pessoa mais indicada para ajuda-lo é um veterinário. Por isso, assim que constatar os sintomas, leve ele há um veterinário para uma avaliação, pois em todos os casos de sarna, o quanto antes começar o tratamento mais rápido o seu cachorro conseguirá se livrar da sarna.
Se o seu cachorro teve ou está tendo alguma desses três tipos de sarna, deixe seu comentário e como está fazendo o tratamento dele.