21/03/2024
A fototerapia utiliza a luz para estimular processos biológicos nos tecidos animais. Seus efeitos podem variar dependendo de diversos fatores, incluindo a faixa de comprimento de onda da luz utilizada, a intensidade da luz, a duração do tratamento e o tipo de tecido ou condição que está sendo tratado. Aqui estão alguns dos efeitos
das principais luzes utilizadas na fototerapia:
Luz Azul: Agindo na epiderme e derme em feridas abertas, esta luz possui propriedades bactericidas e fungicidas. Além disso, auxilia na prevenção e tratamento de infecções, promove a hidratação dos tecidos e cabelos, tem efeito clareador e reduz o prurido.
Luz Vermelha: Atuando na epiderme, derme, hipoderme, fáscia muscular, tecido muscular, ligamentos e tendões, esta luz promove efeitos anti-inflamatórios e estimula a regeneração tecidual, aumentando a síntese de colágeno e acelerando a cicatrização.
Luz Infravermelha: Com ação na epiderme, derme, hipoderme, fáscia muscular, tecido muscular, ligamentos, tendões, nervos e ossos, esta luz tem como principal função a analgesia. Além disso, auxilia na drenagem linfática, tem efeito anti-inflamatório e aumenta a absorção de fármacos em até 40%. Também contribui para a regeneração tecidual profunda, incluindo ossos, cartilagens, nervos e tendões.