05/07/2021
Por que a profilaxia dentária em cães e gatos é importante?
Agora que já explicamos melhor o que é a profilaxia dentária veterinária, alguns ainda podem se perguntar se ela é realmente necessária quando há alternativas para prevenção de placas e tártaros que podem ser executadas pelos próprios tutores. A resposta é sempre sim, ela é extremamente necessária.
É verdade que existem práticas que evitam o aparecimento de placas e tártaros e, portanto, previnem doenças como a doença periodontal. Contudo, sabemos que nem sempre é simples para o tutor realizar esses cuidados sozinhos. Vale ressaltar que é importante realizar a escovação dos dentes do animal, diariamente e é necessário seguir as orientações do veterinário sobre como realizar a escovação de forma correta e segura.
Apesar dessas recomendações, essa não é a realidade de muitos animais com seus tutores. Assim, o aparecimento de placas e o surgimento de doenças bucais nos animais é recorrente e um atendimento comum em muitas clínicas e pet shops. Dentre as principais doenças que acometem a boca dos animais está a doença periodontal, caracterizada pelo acúmulo de tártaro, fraturas dentais, tumores e neoplasias e, especificamente nos felinos, é bastante comum à lesão reabsortiva odontoclástica felina, anteriormente conhecida como cárie dos gatos.
Profilaxia dentária no tratamento da doença periodontal
Entender o que é a profilaxia dentária e sua importância, parte também, de conhecer a doença periodontal e o que ela causa em cães e gatos. Primeiramente, a doença periodontal é responsável pela inflamação da gengiva (gengivite) e destruição de tecidos de sustentação do dente (periodontite). Além disso, ela é causada pela placa bacteriana, que é o resultado da organização de bactérias presentes na cavidade oral, devido à falta de higienização. O acúmulo de placa bacteriana na superfície do dente, e principalmente na região próxima a gengiva, induz a resposta inflamatória no organismo (gengivite), e a sua progressão (periodontite), que decorre do agravamento da infecção e do processo inflamatório.Procure um veterinário.