19/08/2022
https://www.facebook.com/100067527918463/posts/372401315020796/
Os relatos dos fogos que têm deflagrado em Portugal nos últimos dias referem que, na sua grande maioria, "não existem feridos". Mas isso está longe de ser verdade 😔
Excluindo os animais silvestres que serão aos milhares, as suiniculturas e aviários encontram-se na sua grande maioria dentro da mata, longe da vista e longe do coração. Em muitas das áreas que estão agora a arder existem explorações pecuárias, intensivas, extensivas, domésticas, por isso podemos dizer com alguma certeza que são aos milhares as vítimas destes fogos, porque como é óbvio, havendo habitações e povoações a arder ou em perigo, os animais não-humanos ficam para último lugar por total falta de meios por parte das autoridades.
Queremos muito acreditar e esperamos mesmo que o borrego que se vê na imagem não acabará no matadouro daqui a uns meses. Queremos muito acreditar que a maioria das aves, ovelhas, cabras, porcos, vacas que terão a sorte rara de serem salvos destes fogos não estão a ser salvos por serem um bem económico mas sim porque têm direito a simplesmente viver a sua vida.
No entanto conhecemos a sociedade em que vivemos e percebemos que a economia rural ainda está muito assente na exploração dos mais indefesos, porque, infelizmente, ainda não evoluímos colectivamente para vê-los de outra forma nem foram criadas alternativas pelos governos para ajudar a transitar esta economia baseada na exploração de animais para outras mais sustentáveis e empáticas.
Agradecemos a todas as pessoas que estão neste momento a arriscar as suas vidas para salvar as dos que ninguém contabiliza, não por serem poucos, mas porque são incontáveis e de um valor inestimável.
Deixamos o apelo a todas as pessoas que precisem de realojar animais de pecuária devido aos fogos que nos contactem. Estamos abertos a ajudar em tudo o que podermos e tiver ao nosso alcance.
Tenhamos coragem para enfrentar o que nos espera. Os próximos dias serão do mais extremo que alguma vez tivemos em Portugal, mas são apenas o início das consequências irreversíveis do que fizemos ao Planeta Terra.
A partir daqui será sempre a piorar...