22/02/2021
Hoje vamos falar um pouquinho sobre um assunto que a médica veterinária Angela domina, Anestesiologia.
ANESTESIA GERAL
Esse termo refere-se ao emprego de anestésicos gerais, causando inconsciência, amnésia, relaxamento muscular.
Os anestésicos gerais mais usados são os inalatórios (isoflurano, sevoflurano) e os injetáveis, como o propofol e o tiopental, também usado para realização de eutanásia de acordo com o CFMV.
Mas porque esse tipo de anestesia é a mais indicada?
- Porque o animal f**a "desligado" do ambiente externo. E ao receber analgesia adequada, não sente ou sente muito pouco os estímulos dolorosos causados pela cirurgia.
A INTUBAÇÃO ENDOTRAQUEAL é só uma consequência necessária ao utilizar essa anestesia. O animal que passar por alguma cirurgia, DEVE receber oxigênio 100% para que a hipóxia decorrente da hipoventilação causada pelos anestésicos, não cause danos irreversíveis ao animal.
Por isso, para realização de um procedimento cirúrgico adequado, é necessário que o animal seja intubado e oxigenado o tempo todo e só conseguimos isso através do relaxamento da laringe, usando anestésicos gerais.
Outro tipo de anestesia, sem ser geral, não é recomendada em procedimentos de abertura da cavidade abdominal, como em castração de fêmeas por exemplo, ortopedias e demais procedimentos mais dolorosos.
Ficou com algumas dúvida? Quer perguntar alguma coisa sobre Anestesiologia? Comente aqui embaixo e curta nosso post.