29/11/2022
📚O uroperitônio é um distúrbio caracterizado pelo acúmulo de urina na cavidade abdominal, apresentando maior frequência em machos, e pode estar relacionado a alterações congênitas ou adquiridas.
🐎Foi atendido no Hospital de Clínicas Veterinária da UFPel, um potro neonato PSI, macho, proveniente de uma gestação a termo, com parto eutócico, porém com a presença de alterações sugestivas de insuficiência placentária, como secreção, áreas de avilosidade e espessamento. O paciente veio a óbito no mesmo dia.
🔬Através da histopatologia foi observado no espaço retroperitoneal edema e inflamações. As lesões encontradas na necropsia no espaço extra renal eram graves e incomuns, e somadas ao histórico clínico, pode-se presumir que a inflamação foi gerada pelo gotejamento de urina no local. Ademais, alguns achados de necropsia e o quadro clínico corroboram com a hipótese de que o potro apresentava sepse.
🔍O diagnóstico precoce é importante para um melhor prognóstico, e pode ser realizado através da análise e comparação entre os níveis de creatina presentes no sangue e na efusão peritoneal, além da história clínica e exames de imagem.