28/12/2023
Final de Saladino hoje!
O interior, incluindo Jerusalém, ficava na posse de Saladino, mas o sultão concedia todas as garantias aos cristãos para peregrinarem em liberdade na cidade santa.
Saladino inaugurou o novo regime recebendo em Jerusalém com magnífica cortesia, os bispos, barões e cavaleiros, seus adversários da véspera, que foram cumprir seu voto ao Santo Sepulcro, antes de embarcar de volta para Europa.
Não foi sem melancolia que Ricardo embarcou para Europa, em 9 de outubro de 1192, sem ter podido liberar o Santo Sepulcro. Ele puniu-se a si próprio se abstendo de acompanhar os cavaleiros na visita aos Locais Santos.
Saladino teve que se contentar com um 'semi-sucesso' após ter quase apalpado a vitória total. Frente ao rei com coração de leão ele conheceu as sombrias jornadas de Arsur e Jaffa e teve que ceder aos cristãos a costa palestina.
Derrotas e angústias demais esgotaram o sultão. Ele decidiu se retirar para sua terra natal, o Egito. Porém, na noite de 3 a 4 de março de 1193 a morte o surpreendeu em Damasco, onde ainda jaz no seu túmulo.
Parte de seu dinheiro foi doado ao povo e à cidade, seus domínios, que iam da Síria ao Egito, fragmentam-se em governos enfraquecidos, controlados por membros de sua família, os aiúbidas. Saladino deixou 18 filhos, sendo apenas um deles mulher, e dois irmãos. O reino do Egito foi o mais bem-sucedido!