Letícia Machado - Endocrinologia Veterinária

  • Home
  • Letícia Machado - Endocrinologia Veterinária

Letícia Machado - Endocrinologia Veterinária • Médica Veterinária CRMV-RS 15044
• Endocrinologia e Metabolismo
• Atendimento personalizado como o paciente merece
👇🏼Mais informações nos links abaixo
(7)

Há exatos 10 anos, em outubro de 2014, após receber um email da comissão de graduação com um convite do professor Alan p...
19/10/2024

Há exatos 10 anos, em outubro de 2014, após receber um email da comissão de graduação com um convite do professor Alan para criar um grupo de estudos, eu ingressava oficialmente no Serviço de Endocrinologia do HCV-UFRGS.

Comecei como estagiária voluntária e eu e Cássia fomos as duas primeiras bolsistas de extensão do serviço. Depois fui mestranda e coordenadora por dois anos sob supervisão do professor Alan.

🎬 Corta para dez anos depois, onde, ao encerrar o CIABEV 2024 com chave de ouro, o professor contou a história de como ele começou na endocrinologia há 20 anos, como estagiário da maravilhosa .

Que orgulho de fazer parte dessa história e ver o quanto o serviço cresceu e ganhou projeção nacional e internacional através da produção científica de qualidade.

O grupo foi crescendo e fico feliz ao perceber que como torcemos e apoiamos uns aos outros, sob os ensinamentos do nosso mestre dos mestres.

Que sorte grande comemorar meus primeira dez anos de Endocrinologia no maior evento nacional da nossa especialidade, rodeada de amigos que fiz ao longo desse caminho em várias partes do país e do mundo.

Nos momentos mais desafiadores cheguei a questionar se seguiria atuando na espacialidade, mas, como diz a nossa rainha máxima, professora , “a Endocrinologia é para os fortes” e, se tem uma coisa que eu sou, é persistente.

A especialidade me trouxe desafios, mas me trouxe muito mais alegrias e sonhos realizados.

Viva meus primeiros dez de muitos anos de Endocrinologia! ♥️

O evento mais esperado começou! ✨♥️Grade científica excelente composta por grandes nomes nacionais e internacionais, apr...
16/10/2024

O evento mais esperado começou! ✨♥️

Grade científica excelente composta por grandes nomes nacionais e internacionais, apresentação de trabalhos, reencontros e muito aprendizado!

Obrigada, e por esse grande presente! ♥️

A partir da confirmação do diagnóstico de Diabetes mellitus, o tratamento com insulina deve ser instituído. Também são n...
17/09/2024

A partir da confirmação do diagnóstico de Diabetes mellitus, o tratamento com insulina deve ser instituído. Também são necessários ajustes no manejo dietético e estilo de vida do paciente e da família, a fim de aumentar as chances de sucesso no controle clínico e glicêmico e, no caso principalmente de pacientes felinos, aumentar também as chances de remissão da doença. Causas de resistência a insulina também devem ser investigadas e tratadas.

A partir do início do tratamento com insulina, precisamos entender como ela está se comportando no organismo de cada paciente, a fim de possibilitar ajustes específicos para cada caso. Assim, muitas vezes são solicitadas as famosas curvas glicêmicas, onde são aderidas glicemias seriadas, geralmente a cada 2 horas entre os horários de aplicação da insulina.
A curva glicêmica não é necessária para o diagnóstico de Diabetes, mas pode ser importante para o monitoramento do tratamento. A interpretação das curvas possibilita a compreensão sobre duração do efeito da insulina, padrão das glicemias (o paciente está mais tempo em hiperglicemia ou hipoglicemia? Há muita variabilidade glicêmica?), a necessidade de ajustes de dose de insulina, troca do tipo de insulina, ajustes na dieta, dentre outras coisas.

Alguns tutores terão facilidade para aferir a glicemia do paciente em casa utilizando aparelho glicosímetro portátil e outros irão preferir a colocação do sensor Freestyle Libre para monitoramento contínuo. O sensor dura 14 dias (mas corre-se o risco de ele parar de funcionar antes do prazo - quem já usou sabe a taquicardia que dá quando ficam pontos em branco no traçado do gráfico…).

Vale ressaltar que para aferição com glicosímetro portátil, o modelo deve ser validado para uso em animais. Outro ponto importante é saber que a glicemia aferida por aparelhos glicosímetro portátil é a glicemia capilar, enquanto o sensor Freestyle adere a glicose do líquido intersticial (são “glicoses diferentes”).

♥️ Estas fotos desse post foram tiradas ontem pelo Alvaro, tutor do Hamlet que, junto com a querida , proporcionam um cuidado exemplar com a saúde desse paciente amado. ♥️

Com tantas fotos que poderia postar hoje, escolhi essa do dia da minha formatura.Um dos dias mais felizes da minha vida!...
09/09/2024

Com tantas fotos que poderia postar hoje, escolhi essa do dia da minha formatura.

Um dos dias mais felizes da minha vida! Receber meu diploma e ver minha família emocionada na plateia foi uma das maiores emoções que já vivi.

E através da minha profissão realizei tantos outros sonhos e vivi tantas experiências maravilhosas.

Hoje já não tenho uma visão tão romântica da profissão mas posso dizer que, apesar de já ter considerado a possibilidade de uma mudança de carreira em outras épocas, não me imagino fazendo outra coisa da vida. Todas as questões desafiadoras não superam as realizações, as alegrias, as trocas tão positivas e o meu amor pelo que faço!

Ainda em tempo, parabenizo todos os colegas que exercem essa profissão com ética, responsabilidade e amor!
E agradeço sempre aos meus parceiros de trabalho e aos tutores dos meus pacientes, que me permitem exercer essa profissão que amo e que escolhi ainda na infância. ♥️

II Simpósio do .uniritter ♥️Que prazer subir novamente nesse palco a convite da maravilhosa  e desse grupo tão dedicado ...
04/08/2024

II Simpósio do .uniritter ♥️

Que prazer subir novamente nesse palco a convite da maravilhosa e desse grupo tão dedicado para falar sobre Endocrinologia e, dessa vez, abordar todos os aspectos importantes para uma triagem atenta e cuidadosa daquele paciente com suspeita de hipotireoidismo.

Além disso, amo evento presencial também pelos reencontros e pelas trocas com colegas e empresas parceiras.

Foi um prazer rever tanta gente querida e ainda encontrar as gurias da e falar sobre nosso curso de Endocrinologia Felina que está previsto para esse segundo semestre.

Além disso, ainda aproveitei para prestigiar os demais palestrantes e aprender com as experiências de cada um.

Parabéns a todos os envolvidos na organização do evento e obrigada mais uma vez pelo convite!

Essa foto foi uma lembrança de hoje do Facebook.Há exatos 6 anos eu estava no meu segundo ano de mestrado, voltando do p...
06/07/2024

Essa foto foi uma lembrança de hoje do Facebook.

Há exatos 6 anos eu estava no meu segundo ano de mestrado, voltando do primeiro grande evento internacional que eu tinha participado, me preparando para e reta final do projeto… muita expectativa em relação ao futuro, sobre as oportunidades que teria, sobre as realizações frustrações que poderiam vir a partir da escolha em me especializar em Endocrinologia e prestar atendimento nesta especialidade.

Apesar de estar no mestrado, dar aula não era meu principal foco. Na época, a escolha pelo mestrado foi pela oportunidade de atender nessa especialidade, com a supervisão de um grande orientador e com a parceria e companhia de dois grandes colegas que já tinham mais experiência que eu na área.

Foi um período de muito aprendizado teórico e prático pelo qual eu sou muito grata.

Hoje, 6 anos depois, estava preparando uma aula para um módulo de pós-graduação a convite de duas grandes referências na minha especialidade.

Dar aula foi um cam in ho que se abriu a partir de alguns convites para pequenas palestras e que me deram a oportunidade de perceber que eu gostava de falar no assunto e que me sentia a vontade nessa posição de “palestrante”. Depois vieram convites para aulas mais complexas e fui pegando gosto.

Hoje, atuo no atendimento em Endocrinologia, presto consultoria nesta especialidade e ministro palestras em eventos e aulas e cursos de pós-graduação, representada com a identidade de Letícia Machado - Endocrinologia Veterinária , que se tornou a “minha empresa”.

Hoje posso dizer que sou realizada e amo o que faço, mas claro que nesse percurso questionei inúmeras vezes se era mesmo isso que eu queria da vida e, sim, como (quase) todo veterinário, pensei em mudar de área de atuação algumas vezes. Mas percebi que é isso que eu amo fazer, recalculei a rota e melhorei minhas forma de atuar.

Ao perceber o reconhecimento de colegas de especialidade que são referência pra mim, de receber o carinho de tutores dos meus pacientes, ao ouvir feedbacks (positivos e negativos) de quem realmente conhece meu trabalho e minha atuação, sei que estou no caminho certo.

Agenda de atendimentos fechada hoje à tarde para me dedicar a atualização de uma aula bem especial que vou ministrar em ...
05/07/2024

Agenda de atendimentos fechada hoje à tarde para me dedicar a atualização de uma aula bem especial que vou ministrar em breve a convite de nada mais nada menos que e .vetendocrino !

Essa dupla querida que traz, com muito humor e originalidade, conteúdo de qualidade em Endocrinologia aqui para o Instagram, além de, é claro, atuar no atendimento de pacientes nessa especialidade há anos e serem importantes referências para quem, como eu, chegou depois nessa estrada.

Tô ainda processando esse convite e feliz demais por ele. 🙏🏻♥️

Falar de hipercortisolismo canino e felino, bem como de tudo que envolve o córtex adrenal em ambas as espécies, agora, para mim, tem outro sabor! 👩🏻‍🏫✨

Nós, médicos veterinários, assim como estudantes de veterinária, auxiliaries de veterinária e voluntários sem formação n...
13/05/2024

Nós, médicos veterinários, assim como estudantes de veterinária, auxiliaries de veterinária e voluntários sem formação na área mas dispostos a ajudar no cuidado com os animais, estamos fazendo o possível para prestar atendimento ao maior número de animais que estão sendo resgatados das áreas alagadas.

🚨 Para isso, precisamos de auxílio financeiro e/ou doação de materiais para que esse trabalho continue sendo feito. 🚨

A demanda é absurda, para tentarmos dar conta precisamos de veterinários que possam trabalhar ao nosso lado, pois está exaustivo demais e não temos mão de obra capacitada para atuar nos quatro turnos (manhã, tarde, noite e madrugada), nos sete dias da semana.

Se você é veterinário, na medida do possível, entre na escala de algum dos abrigos ou hospitais.
Se você é estagiário ou auxiliar de veterinária, faça o mesmo.

Se você não tem formação na área e quer ajudar de alguma forma, seja voluntário nos abrigos e/ou ajude a conseguir doações desta lista de materiais (foto 2).

Aproveito para enaltecer os meus colegas que estão há exatos sete dias atuando de corpo, alma e coração, exaustos, cada um da forma que está conseguindo, no cuidado com os animais e as pessoas que estão sendo resgatadas.

Tem colegas que estão na linha de frente dando o primeiro atendimento aos animais que chegam nos barcos. Outros estão nos abrigos dando todo o cuidado que estes animais precisam. Outros, assim como eu, estão se revezando em escalas de internação para cuidar dos animais que estão em estado mais grave e precisam ficar hospitalizados.

Nossa classe, que muitas vezes é chamada de marcenaria por cobrar pelo trabalho que exerce e para o qual investimos muito em capacitação, está mostrando que sim, somos veterinários por amor e com amor.
Estamos trabalhando de graça, investindo recursos próprios e deixando de trabalhar ou trabalhando muito menos que o habitual (sendo que a maioria é autônomo - ñ trabalha, ñ recebe $) para cuidar da saúde desses animais e, consequentemente, das pessoas, da sociedade e do meio ambiente, uma vez que muitas doenças infectocontagiosas e zoonoses precisam ser identificadas e tratadas e nós temos competência para tal.

NOS AJUDE! 🙏🏻♥️

Frente a situação que vem acometendo todo o estado, optei por ajudar 5 pessoas que estão no meu entorno e que foram afet...
05/05/2024

Frente a situação que vem acometendo todo o estado, optei por ajudar 5 pessoas que estão no meu entorno e que foram afetadas.

Uma das pessoas é uma amiga e ex colega de faculdade, Daiane, que perdeu tudo o que tinha dentro de casa.

Outra pessoa é um ex colega de faculdade, Pedro, que perdeu o negócio da família, construído com base em muito trabalho sério por duas gerações.

A terceira pessoa é a cozinheira da escola da minha filha Martina, a Fia, que estava ilhada em casa até ontem (04/05) de manhã e que perdeu quase tudo.

A quarta pessoa é uma colaboradora de serviços gerais de um dos hospitais onde atendo, a Gabriela, que perdeu quase tudo na enchente de 2023 e que agora, ainda se recuperando de uma cirurgia, perdeu tudo novamente.

E, por fim, mas não menos importante, a quinta pessoa quer quero ajudar é um colaborador de outro local onde trabalho que perdeu a casa em um incêndio causado por um curto circuito no temporal de 2023 e que agora perdeu tudo novamente.

São pessoas sérias e que precisam de ajuda agora.

Por isso, estou disponibilizando uma chave pix para doações em dinheiro que pretendo repartir igualmente entre estas 5 pessoas.

*PIX CPF | 01394476019 | Letícia Machado*

Para quem não mora no Brasil e quer ajudar, meu irmão criou uma arrecadação também para auxiliar as pessoas na Serra: https://gofund.me/1645c484

Agradeço a quem puder ajudar! 🙏🏻♥️

As a gaucho living abroad since 2018, I'm devastated by the n… Mateus Henrique Machado needs your support for Heartbreaking Floods Rio Grande do Sul - Help for Brazil

Se seu pet ou paciente apresentar algum dos sinais descritos na imagem acima, doenças endócrinas devem ser incluídas na ...
17/04/2024

Se seu pet ou paciente apresentar algum dos sinais descritos na imagem acima, doenças endócrinas devem ser incluídas na lista de diagnósticos diferenciais.

Ressalto que o paciente pode não apresentar todos esses sinais ao mesmo tempo, até porque alguns são causados por hiperfunção glandular (quando “produz hormônio demais”) e outros por hipofunção (quando a produção hormonal é deficiente).

Se o paciente apresenta ganho de peso associado a pu/pd (aumento no volume urinário e na sede) e polifagia (aumento de apetite), deve-se incluir hipercortisolismo entre as suspeitas.
Agora se tem perda peso associada a pu/pd e polifagia, vale pensar em diabetes.
Se tem prostração, vômitos/diarreia, perda de peso, pu/pd vale pensar em hipoadrenocorticismo.
Se tem ganho de peso associado a prostração, intolerância ao frio e alterações dermatológicas, vale pensar em hipotireoidismo.

Claro que as combinações de sinais clínicos que descrevi pra exemplificar cada doença pode mudar de paciente para paciente.
Por isso, uma boa anamnese, exame físico completo e bem feito, exames complementares solicitados com critério e bem interpretados e dosagens hormonais adequadamente solicitadas, executadas e interpretadas garantem a correta confirmação ou exclusão do diagnóstico de endocrinopatia.

Exames como hemograma, perfil bioquímico incluindo eletrólitos, colesterol, triglicerídeos; ultrassonografia abdominal feita por colega com experiência em avaliação de dimensões de adrenais (o mesmo vale para ultrassonografia de tireoide, quando necessário) nos ajudam muito a guiar as suspeitas.

Em relação a dosagem hormonal, prefiro sempre que ela seja solicitada por mim para evitar falsos positivos ou negativos e gastos desnecessários para o tutor. Afinal, muitos fatores podem interferir nos resultados de dosagens hormonais.

Na dúvida, faça exames gerais completos e em bons laboratórios e encaminha para o endócrino que ele segue a condução das dosagens hormonais. Outra possibilidade é discutir o caso com o endócrino em uma consultoria para definir condutas em relação a qual exame hormonal solicitar e como executar o teste em questão.

Final de semana de estudos 👩🏻‍💻♥️Aproveito para agradecer a , que através da  , me presenteou com uma inscrição para ess...
06/04/2024

Final de semana de estudos 👩🏻‍💻♥️

Aproveito para agradecer a , que através da , me presenteou com uma inscrição para esse super evento (.endoc ).

Ao avaliar a grade do evento percebi a passagem dos ciclos. Neste evento a .rodrigues e , atuais s do , estão na grade como palestrantes. Há aproximadamente 6 anos, quando eu era mestranda, as duas eram bolsistas de iniciação científica vinculadas ao meu projeto.

Isso me dá um orgulho enorme! Não só por perceber o crescimento profissional das “minhas bolsistas” mas também por ver quantos ótimos profissionais fizeram e fazem parte deste serviço de referência, levando a Endocrinologia adiante com muita competência.

Tarde de atendimento nesse lugar que eu amo ♥️
26/03/2024

Tarde de atendimento nesse lugar que eu amo ♥️

A gente se deixa cativar pelo olhar, o pelo macio, pela cauda abanando, pelo ronronar. A gente se deixa cativar por aque...
17/03/2024

A gente se deixa cativar pelo olhar, o pelo macio, pela cauda abanando, pelo ronronar. A gente se deixa cativar por aqueles que viveram 10, 12, 15 anos ao nosso lado, compartilhando a vida, os momentos, as fases, mas também aqueles de quem cuidamos por um tempo. Nos cativamos pela família que não mede esforços em fazer o que tem que ser feito para melhorar a qualidade de vida e a sobrevida através do nosso trabalho.

Coração de veterinária sofre quando perde um filho de quatro patas e também quando tem que deixar ir um paciente.

Sequência linda do , que compartilhei ontem nos stories e que hoje quis trazer para o feed. ❤️‍🩹
・・・

Os gatos ganham cada vez mais espaço nos lares. Com maiores cuidados com sua saúde em associação com os avanços da medic...
13/03/2024

Os gatos ganham cada vez mais espaço nos lares. Com maiores cuidados com sua saúde em associação com os avanços da medicina veterinária, eles têm atingido cada vez mais longevidade. Assim, muitas doenças se tornaram super importantes nesta espécie e algumas doenças endócrinas estão entre elas. O adequado conhecimento e manejo das doenças endócrinas, que acometem principalmente gatos de meia idade a idosos…...

Os gatos ganham cada vez mais espaço nos lares. Com maiores cuidados com sua saúde em associação com os avanços da medicina veterinária, eles têm atingido cada vez mais longevidade. Assim, muitas d…

O trabalho “invisível” por trás das consultas e das condutas.Já parou para pensar que em um único exame constam inúmeras...
12/03/2024

O trabalho “invisível” por trás das consultas e das condutas.

Já parou para pensar que em um único exame constam inúmeras informações que precisam ser interpretadas, pensadas e analisadas em conjunto com o histórico do paciente?

Ou seja, ao avaliar um exame, precisamos pensar em cada parâmetro em conjunto com o que nos foi informado durante a anamnese e o que foi percebido no exame clínico?

A adequada condução de um caso exige do médico veterinário atenção especial nesta etapa, uma vez que é através de um bom raciocínio clínico, somando todas essas informações à nossa experiência, que definiremos condutas que irão impactar no prognóstico e na qualidade de vida do paciente e, consequentemente, da sua família.

Em um mundo cada vez mais acelerado, onde não há paciência para ver um vídeo de mais de um minuto e meio, onde a ansiedade e o imediatismo estão batendo a porta e tomando conta, chega parecer má vontade pedir que se aguarde até receber um retorno sobre um exame ou que se marque um horário para uma conversa, que pode ser on-line em alguns casos ou presencial.

“Olhar um exame” com pressa e “responder rapidinho” pode ter como resultado uma má tomada de decisão, uma má comunicação, um erro de conduta, uma consequência ruim ao paciente e… um processo.

Eu faço questão de ter horário reservado na agenda para avaliar exame com calma, em conjunto com o prontuário do paciente, e responder pelo WhatsApp Web ou por e-mail, a fim de registrar as informações adequadamente.

Portanto, na era da correria, que tal desacelerar e repensar, fazer as coisas com mais calma e atenção, respeitar o tempo do outro, o horário de trabalho e o horário de descanso?

Apesar de parecer má vontade não responder rápido, é justamente o contrário. É a boa vontade de fazer um trabalho sério, cuidadoso, atencioso como todo paciente e suas famílias merecem.

Hoje em dia, como eu já disse em outro post, minha relação com o WhatsApp e meus clientes está muito melhor, porque essa explicação e esse alinhamento de expectativas começa no consultório a fim de trabalharmos bem em conjunto.

Sejamos cada vez mais conscientes, responsáveis e respeitosos. Assim, todo mundo tem a ganhar. ♥️

Comecei prestar consultoria ao perceber que a demanda pelo meu trabalho vinha de diversas regiões do estado e do país. C...
11/03/2024

Comecei prestar consultoria ao perceber que a demanda pelo meu trabalho vinha de diversas regiões do estado e do país. Colegas me procuravam com dúvidas em relação a condutas a serem tomadas no caso de pacientes em atendimento ambulatorial e também pacientes internados.

Vi na consultoria uma forma de auxiliar os colegas em uma área em que muita gente sente dificuldade e de cuidar indiretamente de pacientes distantes que se beneficiariam da experiência de um profissional especializado pensando no seu caso.

Para estruturar e elaborar um contrato de prestação de serviço dentro do que é permitido pelo CRMV/CFMV, contei orientação jurídica da competente .

Na consultoria para veterinários, o colega responsável pelo paciente entra em contato comigo e recebe orientações em relação as informações que são necessárias para nosso primeiro encontro on-line.

Estas informações (anamnese, dados de exames físico do paciente, resultados de exames realizados até o momento, por exemplo) são adicionadas pelo colega em um prontuário de consultoria.

Avaliamos tudo isso juntos em um encontro on-line, onde discutiremos o caso e definimos juntos uma conduta para cada paciente.

O meu papel é auxiliar o colega na tomada de decisão com o conhecimento técnico e a experiência que tenho, pensar/estudar junto e passar para o colega as minhas sugestões de condutas, bem como formas de passar essas informações para o tutor do paciente, com quem eu não tenho contato direto.

O colega, então, decide se segue com as condutas recomendadas por mim ou não, dando continuidade a condução do caso de cada paciente junto aos tutores.
Muitas vezes presto consultora para o mesmo colega para darmos seguimento ao tratamento contínuo que muitos pacientes precisam.

Trabalh

Adoro prestar consultoria pois acredito que juntos podemos aprender e fazer cada vez mais e melhor pelos nossos pacientes. ♥️
___________________________

Os colegas que quiserem maiores informações a respeito das consultorias, podem entrar em contato pelo WhatsApp (51 99938-9895) acessando o link da bio. ♥️

Frase de efeito de início de semana. 💭♥️Quando a suspeita é de Hipercortisolismo, o exame padrão ouro para triagem é o T...
11/03/2024

Frase de efeito de início de semana. 💭♥️

Quando a suspeita é de Hipercortisolismo, o exame padrão ouro para triagem é o Teste de Supressão por Baixa Dose de Dexametasona, que só deve ser realizado quando há sinais clínicos que reforce a suspeita da presença da doença no paciente (segundo o Consenso do ACVIM publicado em 2013).

Mas é o cortisol basal? Zero valor diagnóstico para Cushing/Hipercortisolismo.
Mas pode ser uma ferramenta de triagem para a “doença oposta”. Quando estamos falando de Hipoadrenocorticismo ou Síndrome de Addison, podemos incluir a mensuração de cortisol basal nos exames de triagem para pacientes com suspeita clínica desta doença.
Um cortisol basal maior que 2 mcg/dL exclui Hipoadrenocorticismo.

Portanto, antes de solicitar um exame hormonal, certifique-se de que sabe o que está fazendo. Há diversos fatores que podem interferir no resultado de um exame e a realização do mesmo de forma equivocada pode levar a condutas equivocadas em relação ao tratamento do paciente.

Além disso, a realização de exames desnecessários ou sem valor diagnóstico oneram o tutor, que muitas vezes pode ficar sem recurso para repetir exames que confirmariam um provável diagnóstico.

Não dúvida, peça ajuda, encaminhe ou solicite uma consultoria. 😉♥️

VOCÊ SABE ATENDER UM FELINO ENDOCRINOPATA?Seja para fazer uma adequada triagem e encaminhamento para o Endócrino, seja p...
06/03/2024

VOCÊ SABE ATENDER UM FELINO ENDOCRINOPATA?

Seja para fazer uma adequada triagem e encaminhamento para o Endócrino, seja para dar o suporte necessário para um felino que chegou na emergência/internação ou para dar início ao tratamento de um paciente diabético até que ele possa chegar ao consultório do Endócrino…

Hipertireoidismo e Diabetes a maior parte das pessoas sabe triar/diagnosticar e até mesmo tratar.
Mas quem aí já ouviu falar de hipersomatotropismo, hiperaldosteronismo? Quem sabe manejar um hipotireoidismo iatrogênico? Quem aí sabe se gatos podem ter hipotireoidismo espontâneo?

Em geral, nos cursos de graduação, mesmo nas melhores universidades, temos poucas horas/aula disponíveis para falar de endocrinologia e o foco acaba sendo nas endocrinopatias mais comuns.

Porém, se nunca ouvirmos falar das doenças menos frequentes e até raras, nunca vamos incluí-las entre os diagnósticos diferenciais.

Por isso, esse curso foi pensado para alunos de graduação e veterinários formados e que tenham interesse em saber mais sobre as doenças endócrinas que podem acometer os pacientes felinos. Assim, garantimos diagnóstico precoce e adequado encaminhamento e/ou tratamento destes pacientes.

Durante a parte prática vamos conversar sobre os diferentes tipos de seringas de insulina, sobre as canetas para aplicação de insulina (será que é possível retirar insulina de dentro dos refis de todos os tipos de insulina para aplicar com seringa? E será que isso é recomendado?), sobre os aparelhos glicosímetros e de aferição de corpos cetônicos que são validados para uso em gatos, sobre a escolha do manguito ideal para aferição de pressão arterial, sobre palpação de tireoide…

O curso ocorre nos dias 23 e 24 de março, é presencial (na sala de aula da , no Hospital (Rua Professor Langendonck, 143, bairro Petrópolis em Porto Alegre) e tem certificado.

Para quem gosta de Endócrino e também para quem não gosta porque sente dificuldade em compreender tantos mecanismos que envolvem essa especialidade, vem que eu te mostro que Endocrinologia é mais fácil do que parece! ♥️

Em caso de dúvidas, entre em contato! 👩🏻‍🏫♥️👩🏻‍⚕️

Address


Opening Hours

Monday 09:00 - 19:00
Tuesday 09:00 - 19:00
Wednesday 09:00 - 19:00
Thursday 09:00 - 19:00
Friday 09:00 - 19:00

Website

https://linktr.ee/endocrinoveterinaria

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Letícia Machado - Endocrinologia Veterinária posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Letícia Machado - Endocrinologia Veterinária:

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Opening Hours
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Pet Store/pet Service?

Share