19/04/2023
A Associação Focinho Amado foi criada quando um grupo de amigos, com o mesmo objetivo em mente, resolveu se unir em prol da Proteção Animal.
Desde nossa primeira reunião, temos atas registradas em Cartório, prestação de contas mensais (disponíveis no nosso Facebook) e, depois de anos socorrendo animais e pessoas, vendendo rifas, pedindo doações em dinheiro, vendendo objetos variados em bazar virtual, vendendo doces, tirando a maior parte do dinheiro gasto do nosso próprio bolso, com toda a documentação completa e em dia, conseguimos um certificado de Utilidade Pública Municipal.
Desde 2022 estamos com a papelada na Prefeitura, para participarmos de licitação de castrações. Esse ano, finalmente, conseguimos 40 castrações mensais.
Nessa licitação qualquer clínica e todos os veterinários da cidade podem participar. A verba vem da Saúde. O Ministério Público exige que o Município de Oliveira castre 100 animais mensalmente, o que significa que tem que haver verba para essas castrações. Não é a primeira vez que essas castrações acontecem em nossa cidade, mas dessa vez duas instituições de Proteção Animal participaram. A quantidade de castrações anuais foi dividida pelas duas entidades. O valor recebido mensalmente vai direto para o pagamento dos veterinários, não é verba para manutenção de abrigo, é verba para castrar animais.
O fato de não castrar animais obesos, idosos, de focinho curto é por questão de segurança. Como não são feitos exames pré-cirúrgicos, esses animais têm maior risco de morte em anestesias. Se procurarem saber, em todos os mutirões de castração, castramóveis, existem essas regras.
Nosso objetivo é castrar animais de maneira que eles corram o menor risco possível.
Os veterinários que se prontificaram a realizar as castrações receberão o valor integral de R$180,00 por animal castrado.
Todos os procedimentos estão sendo fotografados e os documentos armazenados.
Nesse primeiro momento, estamos dando prioridades às fêmeas, pois há uma grande demanda de castrações, já que o município ficou meses sem castrações gratuitas.
Em relação a ajudas de vereadores, desconhecemos. Um dos vereadores nos ajuda porque ele quer, a ajuda vem do bolso dele e não da Câmara Municipal.
Todos os membros da Associação Focinho Amado são voluntários da causa Animal. Trabalhamos de maneira honesta. Gostaríamos muito de ajudar todas as pessoas que nos pedem ajuda a todo momento, mas isso nunca será possível, infelizmente! A dor que sentimos quando não podemos ajudar um animal doi na alma, nos faz adoecer! Gostaríamos que aqueles que nos criticam ficassem um único dia no nosso lugar, trabalhando e recebendo dúzias de pedidos de socorro, sem final de semana, sem feriados... é cansativo, mas é muito mais cansativo lidar com pessoas que querem desmerecer uma Associação séria sem conhecer de perto nosso trabalho. Vamos continuar trabalhando, correndo atrás de verbas, fazendo nosso melhor pelos animais! Os animais são nosso único foco e objetivo!
Qualquer dúvida, estamos dispostos a esclarecer.
Michelle Mende Gabriel, Presidente da Associação Focinho Amado.
18 de abril de 2023.