06/02/2021
Frutas e legumes recomendados para cachorros
As melhores frutas para cachorros são as seguintes:
Mirtilos. Uma das características mais destacadas dos mirtilos é que a fruta é rica em antioxidantes, sendo uma das melhores para prevenir o aparecimento de doenças relacionadas com o coração do nosso cachorro. Além disso, também são ricos em vitamina C e fibra. É importante lembrar de retirar as sementes que se encontram no seu interior antes de dar este alimento ao seu cachorro, pois estas podem lhe causar graves danos.
Maçã. Tanto pelas suas propriedades digestivas e adstringentes, ideais para tratar a diarreia em cachorros e outros problemas estomacais, quanto pela grande quantidade de vitamina C, cálcio e propriedades anti-inflamatórias, a maçã é uma das frutas que cachorro pode comer que faz muito bem. Antes de oferecer a fruta, lembre-se de a lavar bem, retirar o talo e as sementes. Se você quiser dar a maçã para tratar a diarreia, é melhor tirar a casca, mas se a quiser dar para combater a prisão de ventre, dê ao seu cachorro pedaços de maçã com casca.
Pera. 80% da sua composição é água, por isso o seu valor calórico é muito baixo. É uma fonte perfeita de fibra e potássio, que além de favorecer o trânsito intestinal, contribui com a prevenção das condições cardiovasculares. Cachorros com diabetes também podem se alimentar da pera.
Banana. Esta fruta contém uma grande quantidade de fibra insolúvel, mas a ingestão em excesso, pode provocar graves consequências no cachorro. Em quantidades muito pequenas, a banana pode ser bastante benéfica para ele e ajuda a combater a prisão de ventre, para aqueles que sofrem com o problema. Se o seu cachorro se encontra em perfeitas condições e, após a ingestão da banana, apresentar diarreia, elimine esta fruta da dieta dele.
Damasco e pêssego. Ambas as frutas são ricas em fibra solúvel e, por isso, favorecem a regulação do trânsito intestinal no nosso cachorro. Além disso, o sua grande quantidade de ferro, possibilita a prevenção do aparecimento de anemia. Essas frutas também são fontes naturais de antioxidantes e são compostas principalmente por água, por isso não promovem a obesidade no nosso cachorro. É recomendado retirar as cascas antes de oferecer essas frutas ao seu cachorro.
Morango. Tal como os Mirtilos, os morangos apresentam os melhores antioxidantes, por isso são ideais para manter a saúde da pele do seu cachorro e prevenir a oxidação celular. Além disso, são altamente benéficas para os seus ossos e contam com propriedades diuréticas e digestivas que melhoram o seu trânsito intestinal.
Melancia. Estão também são compostas principalmente por água, recomendadas em pequenas porções e sem sementes, pode ajudar ao nosso cachorro combater o calor corporal. Além disso, devemos oferecer a melancia com moderação pelo sua grande quantidade de frutose.
Melão. É uma excelente fonte de vitamina A e E, além de contar com fortes propriedades diuréticas e antioxidantes muito importantes para manter a saúde do nosso cachorro. Como as outras frutas citadas, devemos retirar as sementes e cortar a fruta em pedaços, antes de oferecer ao nosso fiel companheiro.
Legumes que cachorro pode comer
Espinafres. Este vegetal ajuda o nosso cachorro a regular o intestino, graças a sua quantidade de fibra. Além disso, é rico em vitaminas A, C, E, B e F. Devemos oferecer este legume ao nosso cachorro bem lavado, sem cozinhar e cortado em pedaços, isso é importante para evitar que o alimento possa ficar preso na garganta e provocar danos ao seu cãozinho.
Alface e repolho. Ambos os legumes são ricos em ferro, antioxidantes e contam com propriedades analgésicas e depurativas. Antes de dar ao cachorro estes legumes, também devemos lavá-los e cortá-los em pedaços para evitar uma possível asfixia.
Aipo. O aipo é altamente benéfico tanto para nós quanto para o nosso cachorro. Deve ser oferecido em quantidades moderadas, lavado e cortado aos pedaços. Também é um forte antioxidante natural, muito importante para manter a saúde do nosso cachorro em perfeitas condições. Além disso, é diurético, digestivo, anti-inflamatório e fortalece o sistema imunológico. É ideal para cachorros com artrite, pois ajuda na redução da dor. Pode dar este legume na sua versão natural, ou preparar um suco e oferecer ao seu cachorro uma vez por mês, pela manhã e em jejum.
Feijão verde e ervilhas. Ricas em vitaminas A e C, com propriedades antioxidantes, digestivas e sobretudo, energéticas. Estes legumes são altamente benéficos para o nosso cachorro em quantidades moderadas. Se o seu cachorro é um filhote que não costuma mastigar a comida, não lhe dê ervilhas, pois corre o risco de se engasgar.
Cenoura. Podemos dizer que são um dos melhores legumes para cachorros não apenas pelas suas propriedades antioxidantes, depurativas e digestivas, mas também pela sua capacidade de fortalecer os seus dentes. É recomendado que o tutor ofereça um bom pedaço de cenoura descascada ao seu cachorro, para que o ajude a eliminar placas bacterianas.
Abóbora. Está recomendada, sobretudo, para cachorros que sofrem de prisão de ventre. É rica em fibra, antioxidante e diurética. Devemos oferecem de forma moderada, sempre descascada, cortada em pedaços e sem sementes.
FONTE: https://www.peritoanimal.com.br/frutas-e-legumes-recomendados-para-cachorros-20130.html