17/01/2023
O olfato dos cães e gatos é muito mais desenvolvido que o dos humanos. Por isso, quando falamos em aromaterapia para animais, é preciso ter muita cautela. Afinal, esse ramo da fitoterapia se baseia nos efeitos que os aromas das plantas podem proporcionar em cada indivíduo.
Na busca por ações terapêuticas, são utilizados os óleos essenciais, que são substâncias extraídas de raízes, caule, folhas, flores ou frutos de plantas. O uso pode ser feito na forma de:
Inalação (aplicação dos óleos essenciais no ambiente);
Banho aromático,
Aplicação tópica, por meio de massagens.
Embora inicialmente esse tipo de prática possa parecer inofensiva, é preciso pensar na realidade dos animais de estimação. Como os pets têm o olfato muito mais sensível do que o das pessoas, é necessário ter cautela. Afinal, eles poderão responder ao aroma de forma muito mais intensa.
Em alguns casos, é possível até que os óleos essenciais cheguem a fazer mal para o cão ou o gato. Por isso, mesmo que você já conheça a aromaterapia e seja um usuário pessoal da técnica, é importante que só adote essa alternativa de tratamento se o médico-veterinário indicar.
Dessa forma, o profissional poderá prescrever o produto certo, indicado para animais de estimação e que esteja de acordo com a necessidade do seu pet. Vale salientar que é possível usar essa técnica fitoterápica em cães, gatos, cavalos, bois, cabras, ferrets, coelhos, hamsters, entre outros.
Samuvet Matão - Atendimento 24h
✔ Exclusivamente Domiciliar - Vacinas, Exames, Consultas e Emergências.
📞 (16) 99714-3107 / (16) 2016-1140
https://api.whatsapp.com/send/?phone=5516997143107