
29/07/2025
Vira-lata caramelo faz ‘guarda’ de tutor diabético durante crise glicêmica
Um vídeo mostra o momento em que a vira-lata caramelo Amora passa a f**ar de ‘guarda’ quando seu tutor, Tom Bueno, tem uma crise glicêmica. A imagem da cachorra vigiando o jornalista, que tem diabetes tipo 1, viralizou nas redes sociais.
A gente f**ava muito tempo junto, e eu acho que ela começou a sentir os sinais de hipoglicemia ou quando eu não estava bem. Ela nunca foi treinada, mas ela é um apoio, assim, quando eu não estou bem, ela está do meu lado desse jeito aí sempre”, afirmou ao Terra.
Ele já tinha corrigido a glicose e estava esperando a sensação de tontura passar. No registro f**a nítido o olhar de Amora de quem está cuidando de seu tutor.
“Esse vídeo foi a primeira vez que eu consegui registrar isso, porque normalmente quando a gente está em hipoglicemia, a gente não que perde a consciência, mas f**a muito confuso. Às vezes, tem pessoas que não têm autonomia mesmo, a cognição muda, a gente f**a tonto, é uma sensação mesmo de desligamento”, Explica
Adestramento pode ajudar
Amora foi muito sensível ao perceber que Tom não estava legal. Segundo o especialista em cães de alerta médico e adestrador profissional, Glauco Lima, os cães domésticos têm mesmo esse dom de perceber o ambiente e o estado emocional e físico de seus tutores.
Embora não tenha sido treinada por um profissional, segundo Lima, o adestramento começou nesse vínculo profundo entre os dois.
“A diabetes é uma doença silenciosa, e provavelmente ela presenciou diversas crises ainda não detectadas, percebendo mudanças no cheiro corporal do tutor como a liberação do isopreno, um composto que o corpo exala durante a hipoglicemia”, explica.
# caodealertamedico