29/06/2023
Você sabia que as Hemoparasitoses são doenças bastantes frequentes na rotina clínica?
Hemoparasitoses, popularmente conhecidas como "Doença do Carrapato", trata-se de uma infecção causada por bactérias ou protozoários, que vivem dentro das células sanguíneas de cães ou de gatos.
Os principais agentes causadores dessa infecção nos cães são Babesia canis (protozoário) e Erlichia canis (bactéria), e nos gatos Mycoplasma haemofilis. São micro organismos diferentes, que atacam células distintas, mas em geral causam complicações muito similares nos animaizinhos.
A transmissão acontece pela picada de artrópodes hematófagos (carrapato).
Babesia: É uma infecção que ataca os glóbulos vermelhos, que são responsáveis pela circulação do oxigênio no sangue. Alguns sintomas evidentes da doença no animal são anemia, emagrecimento, mucosas amareladas ou bem pálidas, quadro de insuficiência renal aguda, desorientação e tontura.
Erliquia: É uma infecção grave que ataca o sistema de defesa, ou seja, os glóbulos brancos do organismo dos cães. A bactéria induz o corpo do animal a destruir suas células de defesa, e com isso, impede a produção de novas células sanguíneas.
Os sintomas são mais intensos quando comparamos com a Babesia. São eles: falta de apetite, emagrecimento, fraqueza, febre, anemia, mucosas pálidas, respiração ofegante, sangramento nasal e episódios de vômitos.
Formas de prevenção:
- Medidas de higienização do animal e do ambiente, para controle dos parasitas.
- Uso de antiparasitários com frequência (coleiras, spray, pipetas, e comprimidos de uso oral).
- Inspeção do corpo do animal periodicamente.
Embora não exista vacina, há cura e tratamento, por isso é de extrema importância um diagnóstico precoce, para melhor intervenção no quadro clínico do animal, antes que se torne irreversível.
Não se esqueçam, o cuidado sempre é a melhor forma de prevenção.
Campolina Pet, qualidade de vida para seu pet!