Quais são os cuidados importantes nos primeiros meses dos filhotes?
Amamentação dos filhotes
Até os 35-45 dias de vida é o tempo ideal para manter a amamentação dos filhotes.
Alimentação dos filhotes
Para selecionar o melhor alimento, conte com a orientação do veterinário. Oferecer três refeições ao dia é recomendado. Para isso, divida a porção diária entre as refeições. Também já é interessante estabelecer horário fixo para isso, para que o filhote seja condicionado desde pequeno e entre na rotina da casa.
Vacinas recomendadas
A vacinação é um cuidado fundamental para a saúde de seu pet.
Vacinas para cães
Raiva – recomendada a partir dos 3 meses, com reforço anual.
V8 ou V10 – a partir de 6 semanas de idade, administrada em três doses na primeira vacinação, e em única dose com reforço anual para animais já vacinados.
Gripe canina – a partir de 6ª semanas de idade, com reforço anual para animais já vacinados.
Giárdia – a partir de 6 semanas de idade, administrada em duas doses na primeira vacinação, e em única dose com reforço anual para animais já vacinados.
Banho em filhotes
O filhote pode tomar o primeiro banho no pet shop, somente 15 dias após o fim do protocolo vacinal recomendado pelo veterinário. O ideal é que os pets tomem banho a cada 7 dias para evitar problemas de pele e proliferação de bactérias. Isso já é o suficiente para manter o cachorro limpo. Agora, se o peludo se suja muito no quintal, pode ser recomendado o “banho a seco” com produtos específicos para pets.
Vermifugação
Aos 15 dias de vida os filhotes já podem receber a primeira dose de vermífugo. Para escolher o melhor medicamento e a frequência ideal de vermifugação para seu cãozinho, consulte um veterinário.
Proteção contra pulgas e carrapatos
Filhotes a partir 1 kg ou mais de um mês de idade podem receber alguns tipos de antipulgas e carrapaticidas.
No entanto, antes de escolher o produto, peça a orienta
Por que eu escolhi a Medicina Veterinária?
Essa é uma curiosidade que muitos clientes me perguntam, por que a Medicina Veterinária e ainda com especialização em cirurgia geral. Nesse vídeo eu conto um pouco da minha trajetória até a escolha da Medicina Veterinária, se liga só! 😉
Espaço Pet Care: o espaco que o seu pet merece!
(16)99770-7345
📍 Rua Expedicionários do Brasil, 1644 - Centro
COMO OCORRE A TRANSMISSÃO DA DOENÇA DO CARRAPATO?
A doença do carrapato é transmitida quando o cãozinho é picado pelo carrapato marrom. No momento que ele se alimenta do sangue do pet, transmite a doença.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DOENÇA DO CARRAPATO?
Os sintomas da doença são muito inespecíficos, assim, é muito importante sempre consultar um médico veterinário para diferenciar esses quadros clínicos.
Alguns sintomas que podem ser identificados pelo tutor, que são:
Apatia;
Perda de peso;
Falta de apetite;
Febre;
Mucosas esbranquiçadas;
Alterações nos olhos (como uma uveíte), dentre outros.
Apesar da alta incidência, essa enfermidade grave ainda é muito banalizada, por isso, é tão importante buscar ajuda do veterinário porque a doença do carrapato pode ser fatal!
Mesmo que não exista uma vacina para combatê-la, é uma doença com tratamento.
Recado importante!!!!
Para levar seu cachorro à praia, é importante ter alguns cuidados, como:
Hidratação: Ofereça água fresca ao seu cachorro com frequência.
Evite horas quentes: O ideal é passear logo pela manhã ou no final da tarde. O sol quente pode causar hipertermia e queimaduras nas patas do seu cachorro.
Protetor solar: Passe protetor solar específico para pets nos locais mais expostos, como orelhas, nariz e barriga.
Cuidado com a areia: A areia quente pode causar queimaduras nas patas do seu cachorro. Se a areia estiver muito quente, leve o seu cachorro no colo até um local com sombra.
Banho: Após o passeio, dê um banho caprichado no seu cachorro para remover todo o sal e areia.
Coleira e identificação: Coloque a coleira com a plaquinha de identificação no seu cachorro.
Não deixe o cachorro solto: Mantenha o seu cachorro sempre em seu campo de visão e com guia resistente e funcional.
Cata-caca: Tenha sempre em mãos saquinhos para catar as fezes do seu cachorro.
Vermifugação: Vermifugue o seu cachorro com vermífugos específicos contra a doença
O que fazer em caso de picada de aranha em cachorro?
Antes de tudo, leve seu animal de estimação ao médico-veterinário. Além disso, passe o máximo de informações que tiver sobre a aranha que picou o seu cão. Se puder, fotografe o animal – é claro que você deve fazer isso sem se colocar em risco. Quanto mais o veterinário souber, melhor.
O que não fazer
Em caso de picada de aranha em cachorro, nada de apertar, furar ou sugar o local do ferimento! Essas ações podem prejudicar ainda mais o estado de saúde do seu amigo. Há procedimentos específicos para cada tipo de situação e somente o médico-veterinário pode identificar qual é o caso do seu pet.
Sintomas da picada
Os sintomas variam de acordo com o tipo de aranha. O cachorro pode sentir muita dor e a ferida apresentar vermelhidão, bolhas, inchações até necrose tecidual. Em casos mais graves, há ainda a possibilidade de o pet vomitar e se sentir fraco.
Mudanças de comportamento indicam que o pet pode estar sofrendo. Então, reforçamos: em caso de suspeita ou confirmação da picada de aranha, vá com seu cachorro a um veterinário. Quanto mais rápido o atendimento, melhor será a recuperação.
Sim, é perigoso dar chocolate para cachorro porque o chocolate contém teobromina e cafeína, substâncias tóxicas para os cães. A intoxicação por chocolate é um dos envenenamentos mais comuns em cães e pode levar à morte.
Os sintomas de intoxicação por chocolate em cães podem incluir:
Vômitos, Diarreia, Agitação, Tremores, Respiração acelerada, Aumento da sede, Incontinência urinária, Convulsões.
Além do chocolate, existem outros alimentos que também podem ser tóxicos para os cães, como uva, cebola, alho e alimentos ultraprocessados
A otite canina é uma inflamação do ouvido do cão, causada por fungos e bactérias, que pode afetar o ouvido interno, externo ou médio. É uma doença comum em cães, especialmente nos que têm orelhas caídas ou peludas, pois a umidade acumulada no canal auditivo favorece a proliferação de microrganismos.
Os sintomas mais comuns da otite canina são a coceira e o chacoalhar da cabeça. A otite pode ser classificada como externa, média ou interna, dependendo da região do ouvido afetada. A otite externa é a mais comum e menos grave, enquanto a otite interna é a mais grave e pode afetar o sistema nervoso central.
Para prevenir a otite canina, é importante limpar as orelhas do cachorro com uma solução de limpeza específica para pets. Não se deve usar cotonetes, pois podem empurrar a cera e lesionar a orelha.
É fundamental saber reconhecer os primeiros sinais da otite canina e fazer o tratamento adequado, pois a doença pode progredir para problemas mais sérios.
A principal diferença entre ração premium e super premium é o processo de fabricação e os níveis nutricionais:
Processo de fabricação
As rações super premium passam por estudos laboratoriais mais completos e têm um controle de qualidade mais rigoroso.
Níveis nutricionais
As rações super premium têm níveis nutricionais mais elevados, atendendo a estados fisiológicos mais exigentes, como reprodução, treinamento e recuperação de doenças.
Ingredientes
As rações super premium usam proteína animal de alta qualidade como primeiro ingrediente, além de uma variedade maior de ingredientes e matérias-primas diferenciadas.
As rações super premium também podem ter outros benefícios, como:
Maior digestibilidade
Produção de menos fezes
Densidade energética mais alta
Diminuição da queda de pelos
Melhora do score corporal
Menor incidência de lágrimas ácidas
Livre de corantes, conservantes e aromatizantes artificiais
Por ter ingredientes de melhor qualidade, as rações super premium podem ser mais atrativas para os animais. Por isso, é importante seguir as recomendações do fabricante em relação à quantidade a ser oferecida para o pet não engordar
Quais os benefícios do sachê para o seu cão?
O sachê é um complemento alimentar muito adorado pelos animais. Mas será que ele possui benefícios para os peludos? Neste vídeo, a Dra. Bárbara Martins cita alguns dos inúmeros benefícios do sachê para o seu pet.
Espaço Pet Care: o espaço que o seu pet merece!
(16)99770-7345
📍Rua Expedicionários do Brasil, 1644 - Centro
Você sabia que os gatos diminuem o consumo de água no inverno?
Você sabia que os gatos diminuem o consumo de água no inverno?
Vamos de dica hoje!!!!
Você sabia que é muito importante aumentar o consumo de água no inverno né ?
Os gatinhos costumam ter muitos problemas renais nessa época por diminuírem a ingestão de água, tente aumentar a oferta, distribuir mais potes de água pela casa ou fonte a água, é ótimo para eles!!! E fique atento a sinais de dores pois já pode ser indicação de cristais ou até pedras no rim.
Procure sem um veterinário o quanto antes ☺️😉
@vivianeivan
@ivanalves80
@dra_barbara_martins
@ricardomarzanomartins
Vamos amar as pessoas como se elas fossem sexta-feira !!!! Ótima sexta a todos!! 😉
#vetprimeararaquara #medicinaveterinária #sextafeirachegou #araraquaraeregião #mundoanimal #mundopet