24/04/2023
Os bigodinhos dos gatos são muito interessantes! As vibrissas (nome correto dos bigodes) são pelos, só que mais grossos que os do resto do corpo (são o prolongamento dos pelos queratinosos dos mamíferos ou das plumas dos pássaros, que transmitem vibrações). Gatos têm entre 16 e 24 vibrissas, divididos por igual em duas fileiras de cada lado.
Olha que bacana: normalmente, as vibrissas têm a mesma largura do gato, por isso servem como sensores para medir a largura por onde eles querem passar! Como sensores, têm terminações nervosas na raiz e comunicam ao cérebro dados como distância dos objetos e do espaço, pressão do ar e até a chegada de chuva forte! Servem ainda como “olhos”, já que gatos não enxergam bem a curta distância.
Dá pra sentir o astral do gatinho pelas vibrissas: relaxadas, gatinho relaxado; para a frente significa que ele está alerta; e para trás... está zangado. Se caírem, voltam a crescer. E nunca se deve cortar propositalmente os bigodinhos do seu gato. Como deu pra ver, são muito importantes!