18/09/2023
Muitas vezes nos deparamos com suspeitas de doenças endócrinas, mas muito cuidado na hora de decidir solicitar um teste hormonal. 🆘
Primeira pergunta que devemos fazer é:
- O paciente apresenta manifestações clínica e laboratoriais de doença endócrina, que implicam diretamente em seu estado atual no momento da consulta (qual a queixa principal)?
Segunda pergunta:
- Esse paciente apresenta condições clínicas, farmacológicas (usando algum medicamento que atrapalhe) para realização de teste hormonal?
Terceira e não menos importante:
- Qual o melhor exame, metodologia , etc para esse paciente?
Gosto de falar sobre isso, pois sei o quanto a endocrinologia pode ser desafiadora. Principalmente, por ocorrer em pacientes com várias outras comorbidades, o que pode nos levar a erros se nós atentarmos apenas ao sistema endócrino.
Por exemplo, um paciente que está com anemia, sinais gastrointestinais, dores articulares, falta de apetite, pode ter adrenais aumentadas, pode ter aumento na atividade de algumas enzimas, mas certamente no momento o foco não será a testagem e realização de triagem endócrina.
É preciso apagar o incêndio antes, melhorar a condição clínica desse paciente. E para isso é fundamental uma equipe multidisciplinar! ❤️
Gostou? É só curtir, compartilhar! Tem dúvidas? Pode me mandar que te ajudo!
❤️🥰