A escolha do criador de raça
Um ditado diz: "Com dinheiro podemos comprar um cão, mas não o balançar do rabo dele!"
Se aceitamos um cão de graça não escolhemos, mas se pagamos devemos escolher bem para quem damos nosso dinheiro. Isto pode ser fatal, pois criar sem cuidar do temperamento dos pais e mães pode ter como resultado filhotes agressivos, medrosos ou totalmente fora do padrão da raça. Um
criador que cuida de seus animais cria animais sadios, corajosos e curiosos. Precisamos escolher entre os melhores criadores, o nosso cãozinho merece. Além dos criadores irregulares devemos nos cuidar com falsários. Há pessoas que tiram vira-latas da rua e falsificam pedigrees, ou, pior ainda, que roubam cães de raça e vendem. Mas, como saber se o criador é bom ou não?
Porque ele cria animais? Um criador com inúmeros canis e muitas raças é suspeito de criar os animais somente para o seu próprio sustento. O bom criador fala e br**ca com seus animais. Muitas vezes os criadores contratam pessoas para cuidar dos bichos, e se os animais mostram medo delas ou do criador, vire as costas! Ele não merece seu cheque! Um bom criador jamais mantém os cães amarrados ou presos em canis apertados. Os canis devem ser limpos, grandes, oferecer água e proteção contra sol, vento e frio. Os cães se mostram alegres e curiosos, aparentando serem saudáveis e felizes e têm contato direto com a família do criador. Cuidado, animais que passam a vida toda num canil podem apresentar problemas psicológicos graves!