Live: Óleos Vegetais- Mitos e Fatos
Se vc acha que os óleos vegetais são veneno e que devemos apenas recomendar azeite e óleo de coco para cães e gatos, essa live é pra vc!!!
Eu e o Dr @lincolnvetnutri batemos um papo muito interessante e que vai responder todas as suas dúvidas sobre o assunto!!!
Se essa caixinha foi útil para você, me conta aqui nos comentários 😘
🩺Dra. Luciana Oliveira - Veterinária Nutróloga
#petssaudáveis #nutricaodescomplicada #nutricaodecaesegatos #cão #gato #veterinario #nutricaoanimal #nutrologiaanimal #vetnutri #naturaliapet #anparacaes
É muito comum que veterinários tenham dúvidas sobre o uso das rações hipoalergênicas.
E nesse reels eu respondo 2 das principais dúvidas que sempre me perguntam:
1) Será que as rações hipoalergênicas são muito gordurosas e causam aumento de triglicérides e colesterol nos pets?
2) Será que não podemos usar esse tipo de ração por tempo prolongado?
Então se vc quer saber essas respostas, veja o reels até o final!
E se você tem outra dúvida sobre esse tema, deixe aqui nos comentários que eu vou responder tudo!!!
Dra. Luciana Oliveira – Veterinária Nutróloga
A realidade é que quando a pessoa quer fazer coisa errada, ela vai fazer, mesmo com outras pessoas mais capacitadas e especialistas no assunto falando, explicando, desenhando que é errado.
Pois é assim quando falamos sobre a importância da alimentação natural ser devidamente formulada por um BOM PROFISSIONAL, SEMPRE tem gente que simplesmente ignora as orientações de centenas de profissionais e acham que estão arrasando fazendo as coisas seguindo sua própria cabeça e ainda se acham confiantes de vir falar que esse jeito deu certo.... ou seja, no fundo a msg aqui foi de uma tutora dizendo que o jeito que ela fez a AN do seu pet foi bom o suficiente para que o animal vivesse 14 anos e, deixando subentendido que não precisa seguir as minhas orientações. Concordam?
Pois bem, vamos a uma situação, pra facilitar a compreensão de todos.... um dos meus avós bebia e fumava diariamente, só comia comidas muito gordurosas e era sedentário.
Ele viveu até quase 80 anos, mesmo tendo cirrose. Em compensação, meu pai sempre foi magro, comia muitos vegetais, fazia um monte de exercícios, nunca bebeu e nem fumou na vida, e morreu aos 64 anos.
Se eu fosse me basear nessa experiência apenas, a mensagem que fica é: beber, fumar e ser sedentário te permite viver muito mais que levar uma vida saudável.
Então a partir disso vamos começar a recomendar que todos deixem de ter hábitos saudáveis, porque no final das contas é pior, não é mesmo???
A gente tem que lembrar que existem estudos mostrando que usar AN sem orientação é muito danoso para a saúde dos pets, mas mesmo assim, sempre vai ter animal que não vai desenvolver problemas.
Mas o que importa é o que acontece com a média da população, e não com um único indivíduo.
Entenderam???? Então por favor, parem de cultuar a ignorância. Isso é prejudicial para todos!!
Deixe seu like pra ajudar esse post a chegar em pessoas que precisam aprender sobre isso.
Dra. Luciana Oliveira –
🍽️Por mais que alguns colegas insistam na ideia de que o uso de alimentação natural crua seja a chave da vida eterna, o FATO é que somente existe 1 forma cientificamente comprovada de fazer seu pet viver mais e com menos doenças, que é mantendo o peso ideal por toda a vida.
O problema é que esse tipo de informação é sem graça... muito mais legal ficar buscando soluções mirabolantes em perfis de “profissionais” que vendem a imagem que vão resolver milagrosamente todos os problemas do seu pet de forma simples e de baixo custo.
Mas a partir do momento que conteúdos sensacionalistas e de terrorismo nutricional trazem likes e engajamento, ocorre um movimento de manada e outras tantas pessoas vão fazer igual para também se destacar nas redes sociais e poder, assim, vender seus cursos de AN e cobrar fortunas em consultas.
Por isso, a culpa de existir tanta desinformação na internet é também de quem consome esse conteúdo.
E depois não adianta vir reclamar que não sabe em quem confiar e que se sente confuso com tantas opiniões desencontradas....
E, por favor, deixe seu like pra ajudar esse post a ter mais engajamento e alcançar mais pessoas.
Dra. Luciana Oliveira – Veterinária Nutróloga
🚨 Venho contar pra vcs uma SUPER NOVIDADE!! A Hill’s está lançando a ONC Care, uma ração para pacientes críticos e convalescentes, que tem como características comprovadas:
✅ alta palatabilidade
✅ alta digestibilidade
✅ altos teores de calorias, proteínas e gorduras
✅ fácil mastigação
É um alimento que vai ajudar muito os vets com seus pacientes!!
E pra quem me conhece sabe que eu uso para meus pets e recomendo os alimentos da Hill’s!!!
#HillsTransformandoVidas #OncCare #PrescriptionDiet #ACiênciaFezIsso
🌾O uso de alimentos sem grãos na dieta de cães e gatos se tornou uma moda, que surgiu por conta de uma informação equivocada que circula pela internet, que carnívoros não digerem grãos. Mas na verdade, cães e gatos digerem muito bem qualquer tipo de carboidrato.
Por conta disso, esse tipo de alimento faz parte do portfólio da maior parte de marcas de pet food no mundo.
🫀Só que uma mudança que parecia inofensiva, começou a trazer à tona um tipo de doença cardíaca, a CARDIOMIOPATIA DILATADA em cães e gatos.
Um dos possíveis mecanismos dessa doença envolve uma maior degradação da taurina pela microbiota intestinal de animais alimentados com dietas livre de grãos, causando redução nos níveis circulantes desse aminoácido, que é essencial para a função cardíaca, e a cardiomiopatia dilatada ocorreria por deficiência de taurina. Mas existem outros mecanismos sendo investigados.
Alguns estudos verificaram a relação de alimentos grain free com essa doença, assim como verificaram que a mudança para uma dieta com grãos normalizou os níveis de taurina e reverteram a cardiomiopatia dos animais afetados.
Aqui vou deixar os links dos artigos para quem quiser estudar mais o assunto:
➡ https://doi.org/10.3389/fanim.2022.846227
➡ https://doi.org/10.1111/jvim.15972
➡ https://doi.org/10.1016/j.jvc.2021.02.001
➡https://doi.org/10.1016/j.jvc.2021.11.002
➡ https://doi.org/10.2460/javma.253.11.1390
Mas esse caso mostra que, nem sempre o que parece bom, é de fato bom.
E que mesmo parecendo uma alteração inofensiva e simples essa história de trocar grãos por tubérculos, pode gerar problemas não previstos.
🚨E se você quer continuar usando alimentos sem grãos, tenho 2 recomendações:
✅Realize exames cardiológicos anualmente no seu pet (eletro e/ou ecocardiograma)
✅ Certifique-se que na ração que vc usa tem taurina (ver na lista de ingredientes do rótulo)
Se esse post te ajudou, deixe seu like!
Dra. Luciana Ol
🚨Se vc acha que só porque dá um arroz com carne cozidos sem óleo e sem tempero, vc está dando “alimentação natural”, vc não sabe o que está fazendo, ok?!
Oferecer uma dieta a longo prazo feita sem orientação de um NUTRICIONISTAA PET e sem a devida suplementação é o erro mais comum dentre as pessoas que dão comida caseira para seu pet.
E, infelizmente, esse erro afeta mais de 90% dos pets que recebem AN😱😱😱!! Isso mesmo, MAIS DE 90% !!!
🥦🥩Por isso, se sua intenção é oferecer AN para seu pet, busque por ajuda de profissionais realmente capacitados (lembrando que ter um perfil cheio de seguidores não torna ninguém um bom profissional😉).
⚠️E se vc não quer ou não pode pagar por isso, se limite a usar uma boa ração e não inventa de fazer AN “estudando” por conta própria ou seguindo sites.
Me conta aqui o que acharam desse comentário? O que vcs responderiam para essa seguidora?
🩺Dra. Luciana Oliveira - Veterinária Nutróloga
⁉️Se essa caixinha foi útil para você, me conta aqui nos comentários!
🩺Dra. Luciana D. Oliveira - Veterinária Nutróloga
#naturaliapet #vetnutrologa #vetcampinas #nutricaoanimal #anparapets #petssaudáveis
⁉️Se essa caixinha foi útil para você, me conta aqui nos comentários!
🩺Dra. Luciana D. Oliveira - Veterinária Nutróloga
#naturaliapet #vetnutrologa #vetcampinas #nutricaoanimal #anparapets #petssaudáveis
📌É possível fornecer Alimentação Natural para filhotes de cães e gatos, desde você siga essas orientações:
1. A dieta precisa ser elaborada por um nutricionista animal capacitado
2. A dieta precisa ser suplementada diariamente com suplementos específicos para AN, e na dose que atenda as necessidades de filhotes (que são muito maiores que de animais adultos)
3. As receitas de AN precisam ser reajustadas a cada 15 dias até o animal atingir 6 meses de idade ou até atingir 50% do peso adulto estimado, que é a fase de crescimento rápido dos filhotes.
4. Depois de chegar a 50% do peso adulto estimado, como eles entram numa fase de crescimento mais lenta, a dieta vai precisar ser ajustada 1 x ao mês até que o animal chegue à idade adulta
5. A idade adulta depende do porte dos cães. Para cães de porte pequeno e médio e para gatos, eles se tornam adultos por volta de 1 ano de idade. Já cães de porte grande e gigante demoram de 15 a 24 meses para chegarem a fase adulta
Então, antes de pensar em mudar a alimentação do seu pet para AN, reflita sobre as questões que vão afetar muito seu bolso, seu tempo e sua organização:
• Você vai ter condições de arcar com as consultas regulares com o nutricionista até que seu filhote chegue à idade adulta?
• Vc vai poder pagar pelo suplemento, que vai ter um custo considerável diariamente?
• Você vai conseguir se organizar para ficar reajustando as quantidades de alimentos para montar as receitas?
E se a resposta for “NÃO”, a melhor opção é vc fornecer uma boa ração super premium até o pet ficar adulto e, a partir daí, mudar para alimentação natural, pois dessa forma vc vai precisar fazer apenas 1 consulta com o nutricionista 1 x ao ano se o pet for saudável.
Compartilhe esse reels com um amigo que precisa saber dessas informações!
Dra. Luciana Oliveira – Veterinária Nutróloga
😿É muito comum encontrarmos gatos com doença renal crônica que perderam o apetite total ou parcialmente e, com isso, começam a perder peso, o que pode leva-los mais rapidamente à óbito.
Por isso, temos sempre que considerar fazer alguma intervenção nesses animais, pensando em fazê-los retomar uma melhor condição de saúde.
✅ O uso de estimulantes de apetite via oral pode ajudar MUITO no manejo desses paciente e sempre deve ser considerado.
Aqui no Brasil, as opções de estimulantes de apetite que temos são:
➡️Mirtazapina (ex. Mirtz da Avert): dose 1 comprimido por gato a cada 48h, por até 3 semanas
➡️ Cloridrato de ciproeptadina (ex. Apevitin BC): dose 0,25mL por gato 2x ao dia, 30 minutos antes das refeições
E se não funcionar em até 3 dias de uso, a melhor alternativa é colocar uma sonda esofágica.
📌Se vc acha que essa dica pode ajudar mais gatinhos, deixe seu like e compartilhe!!!
🩺Dra. Luciana Oliveira - Veterinária Nutróloga
🥚A casca do ovo cru, se fornecida sem nenhum tipo de processo, tem uma digestão e absorção baixíssima.
Por isso, para quem quer usar a casca do ovo como suplemento de cálcio, é necessário torrar, moer e adicionar uma solução ácida.
Mas mesmo dessa forma, eu NÃO RECOMENDO o uso de casca de ovo como suplemento alimentar. E isso porque a casca do ovo é basicamente uma fonte de cálcio e nada mais.
Se você fornece ração para seu pet, as rações já têm quantidades altas de cálcio e não é recomendado dar ainda mais cálcio, pois isso pode gerar problemas ósseos e no sistema urinário do pet.
E se você fornece alimentação natural, a suplementação requer outros minerais e vitaminas além do cálcio, e nos suplementos para AN já tem o cálcio necessário assim como os outros nutrientes essenciais. E nesse caso, se vc adiciona a casca do ovo vai extrapolar a quantidade de cálcio diária, e se vc só usa a casca de ovo, vão faltar diversos outros nutrientes.
Por isso, apesar de parecer lindo e super natureba, não use casca de ovo na dieta do seu pet, não inventa!!
Se vc gostou dessa informação deixe seu like e compartilha com quem precisa aprender!
Dra. Luciana Oliveira – Veterinária Nutróloga
🗣️A verdade é que essas rações que são nomeadas para “animais sensíveis” ou para “pele sensíveis” não foram formuladas para tratar animais alérgicos.
Mas infelizmente por receberem esses nomes por parte dos fabricantes acabam confundindo os tutores e até mesmo os veterinários.
Por isso, se você tem um animal sabidamente alérgico, o uso desse tipo de ração não é recomendado, pois não vai surtir efeito.
Para animais alérgicos, em se tratando de indicação de rações, as que são recomendadas são as Hipoalergênicas, que podem ter proteína hidrolisada ou proteína alternativa (ex. suíno, cordeiro, pato, etc).
E outro ponto importante sobre o uso de rações hipoalergênicas, é que elas devem ser dadas aos pets sem que haja adição de nenhum tipo de proteína, como peito de frango ou carne bovina. Esse erro, que é cometido por muitos tutores, acaba destruindo o efeito da ração. No máximo o que é permitido misturar nas rações hipoalergênicas para melhorar a aceitação dos pets são frutas e legumes, em pequenas quantidades.
Se essa informação foi útil pra vc, deixe seu like pra ajudar que ela chegue em outros tutores que podem estar cometendo esse mesmo erro!
Dra. Luciana Oliveira – veterinária Nutróloga
🤮 Seu pet vomita quando anda de carro?
O nome disso é cinetose e pode ocorrer com qualquer animal (e tb para nós humanos).
E se seu pet tem esse problema, é aconselhável que vc peça para o veterinário que cuida dele a prescrição de alguma medicação antiemética que sirva para cinetose (como o cerenia), para evitar que seu bichinho passe mal quando precisar andar de carro!
Me conta aqui, seu pet tem cinetose???
🩺Dra. Luciana Oliveira - Veterinária Nutróloga
📌 TUDO sobre alimentação de cães e gatos saudáveis ou com doenças, pra que seu pet tenha os melhores resultados!!!
✅ Conteúdos diários com informações cientificamente comprovadas para esclarecer e ajudar!!!
✅ Caixinhas de perguntas nos stories para tirar todas as dúvidas
✅ Comentários e directs respondidos
✅ Orientações e dicas para veterinários e zootecnistas
E o melhor, tudo isso 💯 GRATUITO!!
➡️ É só começar a me seguir e aproveitar o conteúdo!!!
🩺Dra. Luciana Oliveira - PhD em Nutrologia de Cães e Gatos
🗣️A gente precisa falar disso!!
⚡️Existe por aí muito tutor problemático, que dificulta a vida do veterinário e, pior, atrapalha todo o andamento dos tratamentos, comprometendo totalmente os resultados!
Você, como tutor, pode (e deve) ser exigente, mas cuidado em ultrapassar os limites do razoável!!! O veterinário não trabalha só no caso do seu pet e NÃO ESTÁ à sua disposição 24h por dia (pra urgências e emergências existem os hospitais veterinários 24h).
👩🏼⚕️Nós também não temos a obrigação (e nem formação) para dar suporte psicológico ou psiquiátrico aos tutores... Ser educado e ter empatia é o máximo que vcs podem cobrar da gente nesse sentido.... mas se vcs querem alguém pra conversar e compartilhar suas dores, procurem por terapia, ok?!
Pra quem não sabe, a medicina veterinária é uma das profissões que mais levam ao suicídio, síndrome de Burnout e outros problemas psiquiátricos... então peguem leve com a gente também, combinado?!
E vc vet, me conta aqui nos comentários o que os tutores fazem que mais te incomoda?!
Dra. Luciana Oliveira – Veterinária Nutróloga
🦟 Pra você que está preocupado achando que o mosquito da dengue transmite o verme do coração (dirofilariose) para cães e gatos, vem ver esse vídeo!!
O Prof. Dr. Estevam Lux Hoppe @eluxhoppe , Professor de Doenças Parasitárias da UNESP de Jaboticabal, explica que o Aedes aegypti não é o principal transmissor da dirofilária para pets, e por isso, mesmo com o aumento dos casos de dengue humana a preocupação com o verme do coração continua sendo a mesma e limitada às regiões endêmicas.
🫀Por isso, vc deve se preocupar com a dirofilariose apenas se vc mora ou visita regiões que são sabidamente contaminadas com esse verme.
➡️ Marca aqui um @ de pai/mãe de pet que precisa saber dessa informação!!!
🩺Dra. Luciana Oliveira – Veterinária Nutróloga