16/03/2024
Todos os que estão a pensar em ter cães, devem ler isto porque precisam de compreender esta realidade:
***Eu sou um cão do século XXI.***
-Sou um Malinois.
Superqualificado entre os cães, sou excelente em todas as disciplinas e estou sempre pronto para trabalhar: Preciso de trabalhar.
Mas hoje em dia pedem-me para ficar no sofá o dia todo, todos os dias.
-Eu sou um Akita Inu.
Os meus antepassados foram seleccionados para lutar contra os ursos.
Hoje pedem-me para ser tolerante e repreendem-me pela minha reatividade quando alguém se aproxima de mim.
-Sou um Beagle.
Quando persigo a minha presa, levanto a voz para que os caçadores me possam seguir.
Hoje põem-me uma coleira eléctrica para me calar e tu obrigas-me a voltar para ti - sem correr - com um estalar de dedos.
-Sou um Yorkshire Terrier.
Era um terrível caçador de ratos nas minas inglesas.
Hoje pensam que não posso usar as pernas e pegam-me sempre ao colo.
-Sou um Labrador Retriever.
A minha visão da felicidade é um mergulho num lago para trazer de volta ao meu dono o pato que ele abateu.
Hoje esquecem-se que sou um cão que anda, corre e nada; por isso sou gordo, obrigado a ficar dentro de casa e a tomar conta dele.
-Eu sou um Jack Russell.
Sou capaz de enfrentar uma raposa, um texugo mau e um rato maior do que eu na sua toca.
Hoje sou repreendido pelo meu carácter e energia e obrigado a tornar-me num cão de sala calmo.
-Eu sou um Husky Siberiano.
Experimentei os grandes espaços abertos do Norte da Europa, onde podia arrastar trenós por longas distâncias a velocidades impressionantes.
Hoje, só tenho como horizonte as paredes da casa ou o pequeno jardim e os buracos que cavo no chão para libertar energia e frustração, tentando manter-me são.
-Sou um border collie
Fui feito para trabalhar horas por dia em parceria com o meu dono, e sou um artista inconfundível do trabalho com o rebanho.
Hoje estão zangados comigo porque, por falta de ovelhas, tento verificar bicicletas, carros, crianças em casa e tudo o que está em movimento.
Eu sou ...
Sou um cão do século XXI.
Sou bonito, atento, obediente, não saio de um s**o... mas também sou um indivíduo que, devido a séculos de treino, precisa de exprimir os meus instintos e não me adapto à vida sedentária que você quer que eu leve.
Passar oito horas por dia sozinho em casa ou no jardim - sem trabalho e sem ninguém com quem brincar ou correr, vendo-o por pouco tempo à noite quando chega a casa, e tendo apenas um pequeno passeio para ir à casa de banho, vai deixar-me profundamente infeliz.
Exprimi-lo-ei ladrando todo o dia, transformando o seu quintal num campo minado, fazendo as minhas necessidades dentro de casa, sendo incontrolável nas raras vezes em que me encontro no exterior e, por vezes, passando os meus dias afundado, triste, solitário e deprimido, na minha almofada.
Podes pensar que eu devia estar feliz por poder usufruir de todo este conforto enquanto vais trabalhar, mas na verdade vou estar exausto e frustrado, porque isto NÃO é de todo o que eu devo fazer, ou o que preciso de fazer.
Se me amas, se sempre sonhaste comigo, se os meus lindos olhos azuis ou o meu aspeto atlético te fazem querer-me, mas não me podes dar uma vida de cão a sério, uma vida que valha realmente a pena viver de acordo com a minha raça, e se não me podes oferecer o trabalho que os meus genes pedem, NÃO me compres nem me adoptes!
Se gosta do meu aspeto, mas não está disposto a aceitar o meu temperamento, os meus dons e os meus traços derivados de uma longa seleção genética, e pensa que os pode mudar apenas com a sua boa vontade, então NÃO ME COMPRE NEM ME ADOPTE.
Sou um cão do século XXI, sim, mas no meu íntimo ainda vive aquele que lutava, aquele que caçava, aquele que puxava trenós, aquele que guiava e protegia uma manada.
Por isso, pensem **muito** bem antes de escolherem o vosso cão. E pensem em arranjar dois, em vez de um, para que eu não fique tão só à vossa espera o dia todo. Oito ou dez horas é apenas um dia de trabalho para ti, mas é uma eternidade para mim estar sozinho.
Taken from Animal Awareness