Tudo Sobre Shih Tzu

  • Home
  • Tudo Sobre Shih Tzu

Tudo Sobre Shih Tzu Bem vindo a página oficial do grupo mais badalado sobre Shihtzu do Facebook. Entre também no nosso grupo. https://www.facebook.com/groups/tudosobreshihtzu/

Né?
14/11/2022

Né?

Sim e é por isso que são cães de guarda! Hahahah

Você sabia que o ato dos nossos cães de ingerirem as próprias fezes se chama coprofagia? Esse hábito acaba sendo muito i...
11/08/2022

Você sabia que o ato dos nossos cães de ingerirem as próprias fezes se chama coprofagia? Esse hábito acaba sendo muito incômodo para nós, proprietários. O Philipe Barreto vai ajudar a desvendar o que está por trás e com isso, nos ajudar a minimizar este problema.

COPROFAGIA

A coprofagia é a tendência ou a predisposição de alguns cães para comer suas próprias fezes, ou a de outros cães e isso é meio controverso, pois normalmente, os cães têm aversão das fezes de outros animais. A coprofagia é relacionada geralmente as fezes frescas, de até dois dias. Como melhor hipótese que explica esse hábito, é a coprofagia ser uma tendência herdada pelo lobo, o ancestral dos nossos cães, para manter a área da toca livre de parasitos intestinais e fezes que normalmente possuem ovos de parasitos que inicialmente não são infecciosos, mas podem se desenvolver larvas infectantes em 2 dias. Seria esta, uma estratégia defensiva contra esses parasitas, consumindo fezes frescas. Embora pareça não ter nenhuma anormalidade clínica, os donos de cães f**am geralmente perturbados com o comportamento. A maioria dos distúrbios de comportamento que os animais apresentam, são oriundas de um despreparo ou tratamento irresponsável e indisciplinável. Isso torna o animal mimado e inseguro, apresentando sintomas ou características da personalidade dos seus donos.

A coprofagia pode ser de dois tipos. A primeira, autocoprofagia, sendo a ingestão das fezes do próprio animal e alocoprofagia que é a ingestão das fezes de outros animais. Ocorre muito em ambientes onde temos cães e gatos, vivendo juntos, onde os cães fazem a ingestão das fezes desses felinos. As formas utilizadas para conter esses comportamentos anormais, na maioria das vezes são inef**azes, pois não tiramos a causa primária, os fatores que geram estresse no animal.

Fêmeas paridas tem o hábito de ingerir as fezes dos filhotes por dois motivos. O primeiro, para deixar o ninho limpo e o segundo, para remover qualquer possibilidade de exalar cheiro, sendo assim, uma forma de proteger esses filhotes que são indefesos, contra predadores, incluindo outros cães. Filhotes podem se alimentar das fezes de sua mãe nas primeiras semanas de vida, na tentativa de formar uma flora bacteriana própria e suprir as deficiências de vitaminas e minerais.

A coprofagia, como dito acima, é o hábito de ingerir as fezes e esse comportamento pode ser natural do cão, porém, em algumas situações esse hábito pode ser decorrente de doenças metabólicas ou carências nutricionais. Muitas vezes, é um hábito de chamar atenção em nós, proprietários.

Nossos cães apresentam uma grande flexibilidade comportamental, porém, as exigências por parte dos proprietários podem desencadear conflitos que favorecem o aparecimento de distúrbios como a coprofagia. Isso pode ser justif**ado pela necessidade de humanização exigida aos animais a fim de que obtenha comportamentos inerentes a espécie humana, nem que para isso tenha que mudar suas características naturais e é o que vemos muito hoje. Nossos cães fazem parte da nossa família graças a domesticação, estando cada vez mais próximos de nós, em nossa residência, onde muitas das vezes não conseguem expressar o seu comportamento natural.

Um estudo, ao se usar spray de citronela para punir os animais, conseguimos reduzir em dois terços o número de animais com o hábito. Em outro estudo, que testou 11 produtos disponíveis no mercado americano, a taxa de sucesso foi quase zero, o que pode refletir nos produtos disponíveis no mercado brasileiro.

Temos vários fatores predisponentes. Ao fornecer abundantemente alimentos e, especialmente, se esta alimentação for a base de ração uma única vez ao dia, pode-se sobrecarregar o sistema digestivo do seu animal e consequentemente, predispor a uma má digestão. Assim, as fezes podem apresentar um alto grau de produtos alimentares não digeridos e caso o animal sinta fome, pode acabar se alimentando dessas fezes. Isso pode acontecer também quando não temos comedores individuais e o animal dominante pode acabar ingerindo mais alimento do que os outros. Novamente, teremos o sistema digestivo sobrecarregado, com a eliminação de nutrientes pelas fezes, podendo estimular o consumo por outros cães. Podemos ter ainda, baixos níveis proteicos na ração, alimentação insuficiente ou até dieta desbalanceada, de outra espécie animal.

A distribuição errônea do espaço de dormir, alimentar, defecar e urinar também são pontos-chave. Cães que não dispõem de espaço suficiente, são forçados a defecar em seu espaço de dormir por isso, acabam ingerindo suas fezes para manter esse espaço limpo. Cães confinados ou presos são mais aptos a desenvolver coprofagia do que os cães em companhia humana na maior parte do tempo. Estudos mostram ainda que animais que saem a passeio, recebem maior atenção do dono e ganham brinquedos podem ter esse comportamento diminuído, então, essa é a oportunidade de investir em brincadeiras e enriquecimento ambiental para seu cão.

Dietas que apresentam alto nível de carboidrato, no caso, a maioria das rações do mercado. Os cães não conseguem digerir e absorver o excedente, criando uma taxa de passagem maior do intestino grosso. Nele, ocorrerá uma fermentação parcial antes desse bolo f***l ser eliminado. Com a fermentação, temos um aumento de volume f***l, além do amido residual presente, alto. Muitos cães têm atração por esse material que parece entretê-los além de ser saboroso para o animal.

Algumas doenças podem induzir o consumo de fezes pelo animal. Entram nesse contexto, principalmente, a síndrome de má absorção. Verminoses e deficiência de tiamina, sendo uma vitamina, por isso é importante sempre termos um acompanhamento do médico veterinário.

Temos ainda, os fatores psicológicos. Muitos acreditam que animais jovens utilizam vários sentidos para juntar informações do seu meio ambiente. Essa característica, proporcionou a habilidade de viver revirando lixo, procurando alimentos para se alimentarem. A ansiedade devido a um conflito ambiental também pode ser uma causa dos distúrbios alimentares. Cães entediados que manipulam fezes como passatempo, ou pior, o condicionamento ao consumo destas, para receber atenção do proprietário. Com a reação do proprietário, o animal identif**a como ganho de atenção e se sente estimulado em realizar novas ingestões, por isso é importante que não façamos alarde quando o animal defeca ou ameaça a ingerir as fezes. A ideia é chamar atenção para outro lugar e remover essas fezes, sem que o animal veja. Punições excessivas relacionadas as eliminações do animal, podem induzi-los a comer as próprias fezes para evitar que os proprietários os punam. Os cães são punidos severamente por fazerem suas necessidades em casa são um exemplo disso.

O tratamento não é fácil. Precisamos entender primeiro, qual a causa que estimula o animal a realizar a coprofagia. Invista em rações de alta digestibilidade, ofereça a quantidade indicada pelo fabricante, evite complementar com agrados como, por exemplo, frutas, legumes, peito de frango desfiado, pois isso pode aumentar a quantidade de fibras ou proteínas e vão ser eliminados nas fezes, se tornando atrativos para os cães. Enriquecimento ambiental pode ser um método ef**az, pois a introdução de fontes de estímulo ao ambiente estimula que nossos cães interajam com ele. Não devemos repreender o animal. Devemos ensiná-los com o uso do “não” quando apresentar alterações e, podemos inclusive fazer o uso de focinheiras quando o animal é pego comendo as fezes.

A coprofagia pode ser eliminada com o uso de um condicionamento por aversão, onde usamos produtos com odor ou sabor desagradável. Alimentos como vinagre, limão ou pimenta, aplicado nas fezes pode trazer bons resultados, segundo o autor da pesquisa, porém, devem ser usados somente como último recurso. Em toda minha experiência, nunca vi resultado nesses métodos, inclusive brinco dizendo que, na verdade, a gente tempera as fezes para eles ingerirem. Estes são alimentos que podem trazer danos ao sistema gastrointestinal do animal se não usado corretamente, então, o melhor ainda é não usar.

Opte por um enriquecimento ambiental e por passeios diários, com a finalidade do animal realizar as suas necessidades na rua (e não esqueça que o lixo, nós proprietários que devemos recolher). Com isso, seu animal vai esquecendo gradualmente desse vício e parando com esse comportamento tão desagradável, que incomoda a vários proprietários.

Gostou? Marque seus amigos aqui nos comentários e compartilhe.

Para saber das próximas publicações, curta e siga a página, pois, assim vocês receberão uma notif**ação sempre que algo novo for publicado. Essa publicação foi escrita por Philipe Barreto, sendo proibida a reprodução do texto sem consentimento do autor e é obrigatório dar os devidos créditos ao autor do texto, como configura na lei n.º 9.610/98, lei de direitos autorais.

Seu cão sofre com isso? O Philipe Barreto conta para a gente o que é e os fatores para o aparecimento da lágrima ácida n...
11/08/2022

Seu cão sofre com isso? O Philipe Barreto conta para a gente o que é e os fatores para o aparecimento da lágrima ácida nos nossos cães. Chega com a gente!

LÁGRIMA ÁCIDA

Para começar, algo que talvez decepcione a todos, é que a lágrima, dos nossos cães, não é ácida. Muitos não sabem, mas o nome correto dessa anormalidade é cromodacriorreia. Lágrima ácida é uma nomenclatura incorreta, mas que se tornou popular entre os proprietários. Ela surgiu por conta da irritação que causa na pele, que f**a abaixo da mancha, mas essa irritação não se dá por conta do pH da lágrima; e sim pela ação e proliferação dos microrganismos que estão ali presentes e a culpa disso é da lágrima, rica em uma série de nutrientes que são uma espécie de substrato, dando tudo o que é necessário para que esses microrganismos se desenvolvam.

Com a modif**ação das raças, animais braquicefálicos evoluíram com problemas anatômicos e um deles é a não formação correta do canal lacrimal ou então, a obstrução dele, cuja função é drenar essa lágrima, impedindo que ela faça o seu percurso, desembocando em uma parte da região nasal do animal. Justamente nesse momento que temos um novo trajeto, chamado epífora, que transborda e vai umedecendo a pele na região que conhecemos e, com isso, vê-se um ambiente úmido, quentinho e com substrato (alimento), que predispõe o crescimento bacteriano.

A lágrima é composta por proteínas, lipídeos (gordura), glicose (açúcar) entre outros, mas esses três citados anteriormente servem de substrato para a proliferação desses microrganismos, sem contar o local úmido, criando um ambiente ideal para o desenvolvimento deles. Esses microrganismos, ao se alimentarem de alguns compostos presentes na lágrima, realizam a excreção e outros compostos que sofrem oxidação e são esses dois (a excreção e a oxidação) responsáveis pela mancha no pelo e aquele odor (muitas vezes de “queijo”) que muitos proprietários reclamam.

Em um dos artigos lidos para a elaboração desse texto, foi revelado que 88% dos animais que tinham mancha lacrimal, tinham a pelagem em volta dos olhos cortada e isso comprova justamente o que debatemos sempre no grupo. Não se deve cortar os pelos da região dos olhos, pois pode gerar uma irritação e, conforme os pelos vão crescendo, a irritação vai aumentando a produção de lágrima e potencializando todo o problema que vimos anteriormente. Ainda neste estudo, perceberam alteração no pH da lágrima, tendendo ao teor ácido, tem relação a animais com dieta mista, ou seja, os que recebiam ração e alimentos humanos (o que é super errado) e ração, totalizado 44% dos animais, porém, não existem em literatura dados que expliquem a relação da alimentação com o pH da lágrima.

Hoje, por exames, conseguimos identif**ar a causa da lágrima, já que são inúmeras possibilidades de ela existir. Por isso, só conseguimos eliminar esse problema se resolvermos a causa base. Se o animal tem cílios entrópicos, por exemplo, esses pelos vão sempre estar em contato com sua córnea, causando uma irritação, então, fisiologicamente ele produzirá mais lágrima para diminuir essa irritabilidade, logo, essa produção excessiva pode não ser drenada corretamente e tomar um caminho diferente do que deveria. Outro exemplo que podemos dar são de animais que produzem muita secreção -as conhecidas remelas- e o proprietário não realiza uma boa higienização deste local. Com isso, a entrada do canal lacrimal f**a obstruída, impedindo a drenagem da lágrima e fazendo com que a lágrima tenha que buscar outra alternativa para escoar.
Por isso é muito importante uma consulta com médicos veterinários especialistas em oftalmologia, onde vão conseguir analisar a causa da produção excessiva para retirar a causa base dessa produção e solucionar o problema do seu animal. Alguns animais, vemos um excesso de produção de lágrima quando são filhotes e este problema vai melhorando conforme eles crescem. A explicação disso é que conforme o animal vai crescendo, a sua anatomia muda junto, então, podemos ter a resolução do problema. Algumas pessoas falam sobre a alimentação. Sem dúvida, ela é muito importante e pode influenciar, mas não é trocando de ração que o seu cão solucionará o problema. Em grupos, é comum o compartilhamento de experiências em determinadas marcas. Se o animal tiver um problema pré-existente, a alimentação jamais resolverá o problema de excesso de produção de lágrima. Contactei as 3 principais marcas que vejo em redes sociais, compartilhados sobre a melhora gritante da mancha na região de face do animal, porém, nenhuma se posiciona com relação à solução do problema, falando apenas que compartilham os casos de sucesso de consumidores (sendo bem bacana), mas que não sabem explicar o mecanismo envolvido nessa diminuição da mancha e não dão a certeza da solução do problema, então, a forma ideal de descobrir a causa e tratar o seu animal, é com um Médico Veterinário Oftalmologista.

No mercado, encontramos produtos que auxiliam na melhora da coloração da mancha e não permite que novos pelos cresçam manchados. Esses produtos são a base de óleos, como o de lavanda, que envelopam o fio, não deixando o pelo ter contato com o resultado da oxidação gerada pelos microrganismos, porém, sempre temos que ter em mente que ele não é curativo, logo, dependendo do problema que o seu animal apresente, ele permanecerá produzindo lágrima em excesso, mesmo com o uso desse produto.

Resumindo, se o seu cão apresenta manchas na face, a troca de alimentos e o uso de soluções para higiene podem sim, resolver o problema, mas o ideal é consultar um Médico Veterinário Oftalmologista para realizar uma avaliação e descobrir se esse animal possui um problema pré-existente que contribua para o aparecimento dessa mancha.

Gostou? Marque seus amigos aqui nos comentários e compartilhe.

Para saber das próximas publicações, curta e siga a página, pois, assim vocês receberão uma notif**ação sempre que algo novo for publicado. Essa publicação foi escrita por Philipe Barreto, sendo proibida a reprodução do texto sem consentimento do autor e é obrigatório dar os devidos créditos ao autor do texto, como configura na lei n.º 9.610/98, lei de direitos autorais.

Estamos sem acreditar que essa dupla  e  partiram ✨😭😭😭😭
26/05/2022

Estamos sem acreditar que essa dupla e partiram ✨

😭😭😭😭

Você com certeza sabe que chocolate é tóxico, mas sabe o motivo?O chocolate é produzido a partir das sementes do cacau. ...
16/04/2022

Você com certeza sabe que chocolate é tóxico, mas sabe o motivo?

O chocolate é produzido a partir das sementes do cacau. Essas sementes contém uma substância chamada teobromina. A teobromina no organismo dos nossos cães tem ação diurética, faz estimulação cardíaca podendo causar arritmias importantes, faz vaso constrição aumentando a pressão arterial e ainda, provoca uma grande estimulação cerebral nos nossos animais, sendo extremamente nociva a eles. Quanto maior a concentração de cacau no chocolate, maior a quantidade de teobromina presente e menor a dose que necessita ser ingerida para que o animal se intoxique.

Não existe dose segura para ser oferecido aos nossos cães. Uma pequena quantidade de chocolate, cerca de 90mg de chocolate, já é suficiente para o seu cão começar a apresentar sinais sérios de intoxicação, inclusive, podendo levá-lo a morte em poucas horas.

Hoje, no mercado pet, encontramos vários produtos que são produzidos para cães e gatos e que suprem a necessidade do proprietário em presentear e oferecer aos seus animais, sendo seguro a eles.

Seja responsável. Não ofereça chocolate ao seu animal e armazene esses doces em locais de difícil acesso a eles. Em caso de suspeita de ingestão de chocolate, não pense duas vezes. Busque ajuda de um médico veterinário urgente e comunique sobre a ingestão, se possível, informando a quantidade e o tipo de chocolate ingerido pelo animal.

Feliz páscoa a todos, com muita segurança.

Abraços.

Gostou? Compartilhe! O texto é de nossa autoria. Caso seja repassado, pedimos que nos dê os créditos.

21/10/2021

No vídeo, centenas de larvas de carrapato. Um carrapato fêmea pode por de 2 mil a 5 mil ovos, dependendo da espécie. O que vcs acham de um vídeo falando sobre esse assunto e correlacionando com os medicamentos que vemos hoje em dia para o combate desses ectoparasitos?

Diariamente, aprovamos publicações no grupo em que os participantes chegam cheios de dúvidas do que está acontecendo com...
17/05/2021

Diariamente, aprovamos publicações no grupo em que os participantes chegam cheios de dúvidas do que está acontecendo com os seus cães, pois eles urinam fora do local (camas, sofás), roem móveis, comem objetos que não deviam, acabam se tornando possessivos com alguns itens domésticos, uivam quando estão sozinhos ou então, agora com essa pandemia onde muitos adquiriram seus primeiros cães, surgem as dúvidas sobre como deixar os seus cães sozinhos, sem que eles sofram com a separação do trabalho. Possivelmente você é uma dessas pessoas.

A solução é sempre criarmos um ambiente que seja favorável aos animais. Cães têm muita energia e quando f**am sem gastar essas energias, acabam desenvolvendo desvios de comportamentos que são prejudiciais tanto aos cães, pois acabam ingerindo essas substâncias, quanto para os tutores, que acabam perdendo seus móveis e itens domésticos.

Com o enriquecimento ambiental temos a redução de medo, agressividade, estimula os sentidos e desenvolve a inteligência, ou seja, tudo que desejamos para os nossos cães. Sabemos mais do que ninguém que ter um cão não é só por água e comida, que eles têm as suas necessidades e mais, ainda temos as particularidades de cada um. Por exemplo, o Marley é um grude comigo, diferente da Chanel, que não está nem aí e f**a entretida com outras coisas.

Hoje, apresentamos nova parceria com a .petiko que desenvolve caixas mensalmente, por especialistas da área, contendo brinquedos e alguns petiscos para serem oferecidos como recompensa (quando o seu pet faz exatamente o que você deseja, como por exemplo, suas necessidades no local correto ou alguns comandos), onde o assinante recebe todo mês (dependendo do serviço contratado) em sua casa, com um tema diferente. Por exemplo, o deste mês o tema é sobre cientista. Esse box contribui para o enriquecimento do ambiente em que seu cão f**a, além de dar a oportunidade dele participar de promoções exclusivas e ainda aparecer no Instagram do Box.Petiko e para os nossos seguidores, conseguimos um cupom de desconto. Inserindo TSS no ato da compra, você adquire 10% de desconto. Para você que é gateiro, eles tem kits para gatos também.

Address


Opening Hours

Monday 09:00 - 17:00
Tuesday 09:00 - 17:00
Wednesday 09:00 - 17:00
Thursday 09:00 - 17:00
Friday 09:00 - 17:00

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Tudo Sobre Shih Tzu posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Opening Hours
  • Alerts
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Pet Store/pet Service?

Share