12/07/2024
Análise Resultados Halter 43º Nacional do Cavalo Árabe 2024
03 a 07/07/2024
]
Helvetia Riding Center – Indaiatuba – SP – Brasil
Nº ANIMAIS JULGADOS EM HALTER: 158 (6 a menos do quem em 2023)
Nº EXPOSITORES: 54 (4 a mais do que em 2023)
JUÍZES:
Marianne Tengstedt (Alemanha)
Cristian Moschini ( )
Donnie N. Bullock ( )
Joseph Polo (Estados Unidos)
Luiz Eduardo Moreira Polo (Brasil)
Nelson de Oliveira Prata P Moreira (Brasil)
Analisamos a performance dos 54 reprodutores (2 a mais que no ano anterior) com filhos premiados, muitos deles com mais de um filho representando.
Entre estes 54 tivemos reprodutores de renome mundial representados, como os filhos de WH Justice, Marwan (FA El Shawan, Hariry Al Shaqab, EKS Alyhandro); os filhos de FA El Shawan (AF Maden, Vivaldi Al Shawan, HDF Lugano) e netos RFI Unique e FA El Rasheen; El Tino e seus filhos FT Saeed, Cash del Tino, Calvin del Tino, Opus One Arabco e GS Major; Bandit; Vaalente; os descendentes de RFI Maktub Quasim CRH, RFI Farid, neto Ibn Farid e bisneto EKS Farouk; Dominic M e seu filho Preludio OSB; El Jahez WH e seus filhos, irmãos inteiros, Jytan Meia Lua e Jyvar Meia Lua; Vulcano HVP, seu filho Ragnar RACH e seu neto Ragnary GV; HCE Terjoy; HP Ali; Halyr Meia Lua e seu filho Abbas Al Ventur, entre outros.
Representantes de praticamente todas as linhagens de proeminência atualmente no mundo, com exceção a representantes das linhagens considerada puras (polonês, egípcio, espanhol, russo, Crabbet).
Dos 6 reprodutores mais bem sucedidos com suas respectivas progênies nesta Nacional 2024, 3 são da linha paterna de Mirage através de seus descendentes DA Valentino (Bandit SRA), DA Vinci (Dominic M) e de RSD Darq Victory/ RFI Maktub/RFI Farid/Ibn Farid ( Quasim CRH), 2 da linhagem paterna de Saklawi I, através de seus descendentes Gazal Al Shaqab/Marwan Al Shaqab/FA El Shawan (Vivaldi Al Shawan e neto RFI Unique) e 1 da linha paterna de Kuhailan Haifi (El Jahez WH/Jyvar Meia Lua).
O critério que usei foi bastante simples (o mesmo usado nos anos de 2020 em diante):
1º premio na categoria – 3 pontos
2º premio na categoria – 2 pontos
3º premio na categoria – 1 ponto
De 4º em diante com pontos – 0,5 ponto
Campeonatos abaixo de 36 meses: repete-se e adiciona-se aos resultados acima (i.e, um animal que obteve o primeiro prêmio na categoria e foi Reservado Campeão no respectivo Campeonato, terá 3 + 2 = 5 pontos)
Campeonatos e categorias > 36 meses: repete-se e adiciona-se aos resultados acima. (por este critério nos campeonatos cavalos e éguas jovens e cavalos e éguas dobram-se os pontos, i.e, o Campeão terá 6 pontos, o Reservado 4, o 3º lugar 2 e um Top Ten terá 1 ponto).
Este método privilegia o reprodutor que tenha mais representatividade no julgamento, ou seja, um garanhão com 10 filhos diferentes premiados nas categorias terá um destaque maior que o garanhão que produziu “apenas” o Campeão ou Campeã Nacional da exposição...é preciso analisar estes resultados com a devida parcimônia e cautela.
Pela quarta vez consecutiva o grande destaque desta Nacional foi o jovem reprodutor Dominic M (foi primeiro em 2023, 2022 e 2021, o terceiro em 2020 e o segundo em 2019, o que demonstra que veio para ficar), ele é de propriedade da Orion Farms, USA, nasceu em 01/06/2011, já tem 104 produtos nascidos no Brasil (38 machos e 66 fêmeas), 6 produtos a mais do que na Nacional de 2023, é filho de Da Vinci FM, importado pelo Haras Dharamsala, de Marcos Barros Tinoco, em uma filha de DA Valentino com Van El Rose, Reservada Campeã Nacional de 2006.
Portanto um linebreeding de Versace, novamente linha paterna Mirage.
..com a participação de seus filhos, obteve os seguintes resultados principais:
Domenico FWM – Reservado Campeão Nacional Potro Jovem
Maximiliano NA - Campeão Nacional Cavalo Jovem
Pricess Domenica – Campeã Nacional Junior Fêmea
Fabreanne HVP – Campeã Nacional Potranca
Pretty Lady JQ – Top Ten Égua Jovem
O segundo colocado deste ano (terceiro em 2023, segundo em 2022 e 2021, sexto em 2020 e quarto em 2019) foi o Campeão Nacional Brasileiro de 2017, *Bandit SRA...nascido em 09/05/2010 nos Estados Unidos e de propriedade do Haras Carandá, ele tem atualmente 260 (25 a mais do que em 2023, 32 a mais que em 2022, 23 a mais que em 2021, 25 a mais do que na Nacional de 2020, 39 em 2019, o que demonstra sua aceitação no criatório nacional) produtos registrados na ABCCA (98 machos e 162 fêmeas) e é irmão paterno de *El Tino e *Vaalente, todos filhos DA Valentino, novamente linhagem paterna Mirage.
Na linha materna, Bandit é neto do brasileiro Bey Shadow TGS, filho do Campeão Nacional Shallenger, de Georges Naoum em matriz de linhagem Aladdinn, Bask e *El Shaklan.
Os filhos estão mantendo a consistência em qualidade nos julgamentos...como:
Carandá Lulikah - Campeã Nacional Égua Jovem
Black Pearl RLG – Campeã Nacional Mirim Fêmea
Jamaica LA – Top Ten Égua Jovem
Preferida Rach – Campeã Nacional Égua
Prince of Desert FWM – Top Ten Cavalo
O terceiro colocado em 2024 (segundo em 2023, quarto colocado em 2022) foi outro jovem reprodutor, desta vez o mais bem sucedido filho do Campeão Nacional *FA El Shawan, precocemente desaparecido, o Campeão Nacional Cavalo Jovem Vivaldi Al Shawan, nascido em 06/10/2016, com 95 filhos puros nascidos (contra 78 em 2023 e 59 em 2022) sendo 30 machos e 65 fêmeas.
Sua mãe, HK La Fiesta Power, é uma das mais prolíficas matrizes do país (28 produtos nascidos – 3 destes pendentes de regularização junto ao Stud Book) e é uma filha de Power World JQ em HK La Rosa Laswan (*Prichal e *Lyphard).
Vivaldi teve seu maior destaque nesta Nacional com:
Gael W - Reservado Campeão Nacional Cavalo Jovem
Melody by Vivaldi – Reservada Campeã Nacional Égua Jovem
Patrick REC – Reservado Campeão Nacional Potro
O quarto colocado neste estudo foi o jovem reprodutor, um prodígio, RFI Unique, nascido em 22/12/2017 e até onde eu saiba, exportado e sediado na Europa, propriedade da RFI Unique Partnership, filho do grande reprodutor AF Maden, um dos melhores filhos de FA El Shawan nascidos no país e da matriz RFI Ultraa Almaktub, uma filha de RFI Maktub em filha de Power World JQ. RFI Unique tem ainda uma pequena produção de filhos nascidos, apenas 19, sendo 7 machos e 12 fêmeas, o que atesta sua alta porcentagem de filhos premiados nesta Nacional, os principais sendo:
VV Abilah – Reservada Campeã Nacional Junior Fêmea
RFI Nadim – Reservado Campeão Nacional Junior Macho
RFI Pavarotti – Campeão Nacional Potro Jovem
RFI Sharam – Top Ten Cavalo Jovem
O quinto colocado neste estudo (praticamente empatado com o quarto) foi o jovem reprodutor Quasim CRH (quarto em 2023, sexto em 2022), nascido em 22/01/2013, pai de 125 produtos registrados no stud book da ABCCA, sendo 49 machos e 76 fêmeas (116 em 2023, 93 em 2022, acréscimo de 23 produtos), um dos mais vem sucedidos filhos do reprodutor referência mundial RFI Maktub e neto do duas vezes Reservado Campeão Nacional Nuzyr HCF em uma filha de Magnum Psyche, destaque para sua progênie:
Ultraa Serondela - Reservada Campeã Nacional Égua
Gran Ravello – Campeão Nacional Junior Macho
O sexto colocado neste estudo ficou para outro jovem reprodutor, nascido em 15/12/2015, o único a trazer a linhagem paterna de Kuhailan Haifi, Jyvar Meia Lua, filho do Campeão Nacional Brasileiro e Americano El Jahez WH e de ma das mais lindas filhas de RFI Maktub.
Propriedade de Carolina Franco, da Estância Monte Verde. Jyvar tem atualmente apenas 51 produtos registrados no Stud Book da raça, sendo 18 machos e 33 fêmeas. Entre vários filhos premiados nesta Nacional, a de maior destaque foi sua filha Jyvadora EMV, Top Ten Égua Jovem.
A linhagem que prevaleceu nesta mostra, mais uma vez, repetindo 2023, 2022 e 2021, foi a dos descendentes de Versace, através de seus 2 filhos (DA Valentino e DA Vinci FM), juntos, El Tino, Dominic M, Bandit e, com destaque para Dominic M, o “puxador” de pontos.
Importante observar mais uma vez a ausência neste evento da criação do Haras Dharamsala, de Marcos Tinoco, que poderia ter reforçado ainda mais a predominância da linhagem de DA Vinci, além de contribuir com a linhahem de Gazal Al Shaqab através de seu principal reprodutor, SF Veraz.
Dos 6 principais reprodutores mencionados neste artigo, 1 foi importado dos Estados Unidos (Bandit SRA), 1 exportado do Uruguai para os Estados Unidos (Dominic M) e 4 nasceram aqui: Vivaldi Al Shawan, RFI Unique (exportado), Quasim CRH e Jyvar Meia Lua.
Detalhe: todos os 6 tem a pelagem castanha em suas várias tonalidades, nenhum tordilho ou alazão!